Pós-Graduação
Gestão

Os programas de pós-graduação em gestão oferecem conteúdos aprofundados, visando o domínio da área de atuação e preparando o profissional para vencer novos desafios na carreira.

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Gestão de Marketing mba
SOBRE O CURSO

MBA em Gestão de Marketing visa desenvolver a capacidade do participante de compreender as relações entre a área de marketing e as demais áreas da empresa, identificando fatores internos e externos que influenciam o planejamento e a gestão. O participante estará apto a atuar de forma estratégica no processo de gestão de marketing como um todo, desenvolvendo habilidades para planejar e implementar ações integradas, além de buscar e utilizar informações de mercado para o processo de tomada de decisão.

ACADÊMICO

EDUARDO ANDRADE

  • Doutorando em Ciência da Informação (UFMG);
  • Mestre em Administração de Empresas (FEAD);
  • Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG);
  • Graduado em Comunicação Social – Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNI-BH);
  • Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, contribuinte da Exame.com, além de associado à SBGC;
  • Atualmente é Coordenador dos Programas Executivos MBA do Ibmec;
  • Professor convidado em programas executivos em algumas das principais Business School do país nas áreas de estratégia, marketing, vendas e gestão do conhecimento;
  • Sócio-diretor da Axial Consultoria, palestrante e consultor atuante em empresas de variados segmentos e portes;
  • Profissional com mais de duas décadas de experiência profissional em gestão;
  • Conferencista e autor de artigos científicos e não acadêmicos publicados em periódicos e congressos brasileiros e internacionais.

CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA

  • Doutorando em Administração pela PUC-MG;
  • Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo;
  • Especialista em Auditoria Externa pela UFMG;
  • MBA em Finanças pelo Ibmec/MG;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG;
  • Atualmente, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ibmec em Belo Horizonte, ministrando disciplinas ligadas à contabilidade societária. Atua também como professor de pós-graduação ministrando disciplinas de contabilidade e finanças.
PROGRAMA DO CURSO
Módulos/disciplinas

Carga Horária

Módulo: Estratégia de Mercado
Marketing Estratégico

30

Pricing

30

Trade Marketing e Canais de Distribuição

30

Módulo: Comunicação e Consumo
Comportamento do Consumidor

30

Pesquisa de Mercado

30

Comunicação Integrada de Marketing

30

Módulo: Inovação e Relacionamento
Branding

30

Gestão de Produtos e Inovação

30

Marketing de Serviços e Relacionamento

30

 Módulo: Digital, Social & Analytics Tools
Experience Marketing e o Consumo Digital

30

Métricas, Digital Analytics e Inteligência Competitiva

30

Planejamento de Marketing Digital & Mecanismos de Busca

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Estudos Aplicados
Em um total de 60h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presencial); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras.

Início das Aulas

19/08/2019* (*datas sujeitas à alteração.)

Carga Horária

segundas, terças e quartas, das 19h às 22h30

Investimento

1 + 29 vezes de R$ 962,29 ou R$ 24.690,00 para pagamento à vista.

Gestão de Marketing mba
SOBRE O CURSO

MBA em Gestão de Marketing do Ibmec no Rio de Janeiro visa desenvolver a capacidade do participante de compreender as relações entre a área de marketing e as demais áreas da empresa, identificando fatores internos e externos que influenciam o planejamento e a gestão. O participante estará apto a atuar de forma estratégica no processo de gestão de marketing como um todo, desenvolvendo habilidades para planejar e implementar ações integradas, além de buscar e utilizar informações de mercado para o processo de tomada de decisão.

ACADÊMICO

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

 

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

PROGRAMA DO CURSO
Módulo

Carga Horária

Módulo: Estratégia de Mercado
Marketing Estratégico

30

Pricing

30

Trade Marketing e Canais de Distribuição

30

Módulo: Comunicação e Consumo
Comportamento do Consumidor

30

Pesquisa de Mercado

30

Comunicação Integrada de Marketing

30

Módulo: Inovação e Relacionamento
Branding

30

Gestão de Produtos e Inovação

30

Marketing de Serviços e Relacionamento

30

 Módulo: Digital, Social & Analytics Tools
Experience Marketing e o Consumo Digital

30

Métricas, Digital Analytics e Inteligência Competitiva

30

Planejamento de Marketing Digital & Mecanismos de Busca

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Estudos Aplicados
Em um total de 60h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras.

Início das Aulas

Unidade Barra - Início: 19/08/2019 segundas, quartas e sextas, das 19h15 às 22h15

Carga Horária

Unidade Centro - Início: 22/08/2019 terças, quintas e sextas, das 19h15 às 22h15 / Início: 27/7/2019 sábados, das 8h às 16h30

Investimento

1 + 29 vezes de R$ 1.135,65 ou R$ 28.528,50 para pagamento à vista.

Gestão de Marketing Esportivo mba
SOBRE O CURSO

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing Esportivo do Ibmec Rio de Janeiro é promover uma compreensão global sobre o ambiente da indústria do esporte no contexto do entretenimento. Ele desenvolve a capacidade de compreender a dinâmica e os princípios da gestão e do ambiente de marketing esportivo. As aulas trabalham a construção de conhecimento coletivo de forma a preparar o aluno a integrar times de alto rendimento com visão integral sobre as organizações.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

 

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

PROGRAMA DO CURSO
Módulos Carga horária
Módulo: Inteligência de Mercado
Marketing Aplicado ao Esporte 30
Gestão de Produtos e Marcas no Esporte 30
Mídia e Engajamento de Fãs no Esporte 30
Módulo: Ambiente de Negócios no Esporte
Governança e Ambiente Político no Esporte 30
Direito Esportivo 30
Gestão de Pessoas (Imagem e Carreira) 30
Módulo: Gestão Esportiva
Economia e Análise Financeira 30
Planejamento Estratégico 30
Empreendedorismo 30
Módulo: Planejamento e Operação de Eventos
Gestão de Eventos e Instalações Esportivas 30
Patrocínio e Gestão Comercial 30
Esporte no Contexto do Entretenimento: Modelo Americano 30
Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA 60
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 30

Início das Aulas

27/7/2019

Carga Horária

sábados, das 8h às 16h30 - Carga Horária: 450h

Investimento

1 + 29 vezes de R$ 1.135,65 ou R$ 28.528,50 para pagamento à vista.

Gestão de Negócios com Ênfase no Setor Elétrico mba
SOBRE O CURSO

MBA em Gestão de Negócios com Ênfase no Setor Elétrico do Ibmec Rio de Janeiro traz, para o ambiente de sala de aula, os principais acontecimentos do setor de energia no Brasil, abordando os impactos sofridos por mudanças que passam por questões macroeconômicas, regulatórias e ambientais, além de discussões sobre recursos naturais e alternativas que possam garantir sustentabilidade ao negócio.

Gerenciar este setor tem exigido dos profissionais multidisciplinaridade, visão diferenciada e contextualizada sobre as especificidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil.

O MBA em Gestão de Negócios com Ênfase no Setor Elétrico do Ibmec tem o objetivo de fazer uma ponte entre as questões técnicas e objetivas dessas três áreas junto a uma prática gerencial que se traduza em boa governança dos recursos, gestão dos ativos, entendimento das oportunidades, compreensão das tendências tecnológicas que poderão impactar o setor a curto e médio prazo, além de lançar um olhar estratégico para os movimentos no setor fora do Brasil.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

 

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

PROGRAMA DO CURSO
Módulos/disciplinas Carga Horária
Fundamentos de Economia para Decisões Gerenciais 24
Negociação e Gerenciamento de Conflitos 16
Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance (Online) 15
Planejamento Estratégico em Cenários de Incertezas 24
Inovação no setor de Energia 16
Matemática Financeira 24
Gestão Financeira do Setor de Energia 16
Gestão de Pessoas e Liderança 32
Estatística Aplicada ao Setor de Energia 24
Tópicos de Direito Societário 16
Gestão de Projetos com o Uso de Metodologias Ágeis e por Objetivos e Resultados 24
Marketing de Relacionamento (Online) 15
Comunicação Empresarial (Online) 15
Gestão por Processos 24
Tomada de Decisão e Jogos de Negócios 16
Gestão de Operações no Setor de Energia 24
Planejamento Tributário para o Setor de Energia 24
Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social (Online) 15
Gestão da Mudança (Online) 8
Contabilidade Financeira e Gerencial 24
Projeto Aplicado 24

 

MÓDULO ESPECÍFICO Carga Horária
Gestão de Energia Elétrica no Brasil 16
Comercialização e Contratação de Energia Elétrica 8
Gestão Econômica e Tarifária do Setor Elétrico 16
Regulação Econômica do Mercado de Energia Elétrica 16
Planejamento de Expansão e Operação de Energia Elétrica 16
Tendências no Setor Elétrico 16

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO Carga Horária
TCC Online 30

Início das Aulas

Unidade Centro: 28/05/2019

Carga Horária

Segunda e Quarta das 17h30 às 21h30 - Carga Horária: 538 horas

Investimento

R$ 28.539,74 (à vista) ou em até 1 + 29 x R$ 1.123,33 (R$ 33.700,00).

Gestão de Processos BPM mba
SOBRE O CURSO

Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

GASPAR NOVELLI

– Advogado pela Universidade Estadual de Londrina;
– Mestre e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP;
– Consultor, com mais de 20 anos de experiência profissional como analista e gestor de áreas associadas ao planejamento, estratégia e projetos em organizações de médio e grande porte;
– Autor de livro, artigos acadêmicos para Congressos e para Revistas Especializadas (RAE e RAUSP, dentre outras).

PROGRAMA DO CURSO

Carga horára: 450 horas

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estruturação de Processos
Modelagem e Desenho de Processos

30

Análise de Processos

30

Tecnologias de Gerenciamento de Processos

30

Módulo: Maturidade em Processos
Transformação de Processos

30

Gerenciamento do Desempenho de Processos

30

Organização e Governança de Processos

30

Módulo: Indicadores e Resultados
Gestão de Custos

30

Logística Empresarial e Gestão de Operações

30

Gestão da Qualidade

30

Módulo: Habilidades Gerenciais
Estratégia e Inovação

30

Gestão de Projetos

30

Negociação e Gerenciamento de Conflitos

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Início das Aulas

Maio/2019 segundas, terças e quartas das 19h às 22h30

Carga Horária

450 horas

Investimento

R$ 25.250,00 à vista ou em até 1 + 29 de R$ 984,12

Gestão de Processos BPM mba
SOBRE O CURSO

Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

EDUARDO ANDRADE

Coordenador dos cursos de MBA Gerenciamento de Projetos, Marketing, Gestão de Negócios e Gestão de Processos do Ibmec/MG.

  • Doutorando em Ciência da Informação (UFMG);
  • Mestre em Administração de Empresas (FEAD);
  • Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG);
  • Graduado em Comunicação Social – Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNI-BH);
  • Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, contribuinte da Exame.com, além de associado à SBGC;
  • Atualmente é Coordenador dos Programas Executivos MBA do Ibmec;
  • Professor convidado em programas executivos em algumas das principais Business School do país nas áreas de estratégia, marketing, vendas e gestão do conhecimento;
  • Sócio-diretor da Axial Consultoria, palestrante e consultor atuante em empresas de variados segmentos e portes;
  • Profissional com mais de duas décadas de experiência profissional em gestão;
  • Conferencista e autor de artigos científicos e não acadêmicos publicados em periódicos e congressos brasileiros e internacionais.
COORDENAÇÃO GERAL:

CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA

Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG e Professor dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

  • Doutorando em Administração pela PUC-MG;
  • Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo;
  • Especialista em Auditoria Externa pela UFMG;
  • MBA em Finanças pelo Ibmec/MG;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG;
  • Atualmente, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ibmec em Belo Horizonte, ministrando disciplinas ligadas à contabilidade societária. Atua também como professor de pós-graduação ministrando disciplinas de contabilidade e finanças.
PROGRAMA DO CURSO

Carga horára: 450 horas

Módulos/disciplinas

Carga Horária

Módulo: Estruturação de Processos
Modelagem e Desenho de Processos

30

Análise de Processos

30

Tecnologias de Gerenciamento de Processos

30

Módulo: Maturidade em Processos
Transformação de Processo

30

Gerenciamento do Desempenho de Processos

30

Organização e Governança de Processos

30

Módulo: Indicadores e Resultados
Gestão de Custos

30

Logística Empresarial e Gestão de Operações

30

Gestão da Qualidade

30

Módulo: Habilidades Gerenciais
Estratégia e Inovação

30

Gestão de Projetos

30

Negociação e Gerenciamento de Conflitos

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Início das Aulas

19/08/2019 segundas, terças e quartas, das 19h às 22h30

Carga Horária

450 horas

Investimento

1 + 29 vezes de R$ 962,29 ou R$ 24.690,00 para pagamento à vista.

Gestão de Processos BPM mba
SOBRE O CURSO

Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos do Ibmec no Rio de Janeiro aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

ROGERIO RAMALHO DA SILVA

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV-RJ, com extensão em Philosophy, Science and Research pela DUKE University – EUA;
Especialista Pós-graduado em Gestão de CRM pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e Bacharel em Administração de Empresas;
Professor do curso de Pós-graduação CBA do Ibmec/RJ;
Sólida experiência em multinacionais e consultorias, atuando nas áreas de Gestão Empresarial, Marketing e Comportamento do Consumidor.

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior
PROGRAMA DO CURSO

Carga horária total: 450h

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estruturação de Processos
Modelagem e Desenho de Processos

30

Análise de Processos

30

Tecnologias de Gerenciamento de Processos

30

Módulo: Maturidade em Processos
Transformação de Processos

30

Gerenciamento do Desempenho de Processos

30

Organização e Governança de Processos

30

Módulo: Indicadores e Resultados
Gestão de Custos

30

Logística Empresarial e Gestão de Operações

30

Gestão da Qualidade

30

Módulo: Habilidades Gerenciais
Estratégia e Inovação

30

Gestão de Projetos

30

Negociação e Gerenciamento de Conflitos

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Início das Aulas

Unidade Centro - 27/7/2019 sábados, das 8h às 16h30

Carga Horária

450h

Investimento

1 + 29 vezes de R$ 1.328,71 ou R$ 33.378,00 para pagamento à vista.

Gestão de Vendas e Planejamento Comercial Extensão
SOBRE O CURSO

A proposta é voltada para o desenvolvimento e compreensão das práticas, conceitos, recursos, técnicas e ferramentas de planejamento comercial aos profissionais que atuam ou se relacionam com a área de vendas. O treinamento é direcionado a representantes comerciais, diretores, gerentes ou supervisores de vendas, além de vendedores em busca de ascensão profissional. Aborda experiências e temas sob a perspectiva do tomador de decisões, ao tratar tópicos referentes ao planejamento e ao gerenciamento da área comercial, de forma estruturada e sistêmica, propiciando aos alunos a oportunidade de conhecer e de aplicar tais conhecimentos.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA

Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG e Professor dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

  • Doutorando em Administração pela PUC-MG;
  • Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo;
  • Especialista em Auditoria Externa pela UFMG;
  • MBA em Finanças pelo Ibmec/MG;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG;
  • Atualmente, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ibmec em Belo Horizonte, ministrando disciplinas ligadas à contabilidade societária. Atua também como professor de pós-graduação ministrando disciplinas de contabilidade e finanças.
PROFESSOR:

EDUARDO ANDRADE

Coordenador dos cursos de MBA Gerenciamento de Projetos, Marketing, Gestão de Negócios e Gestão de Processos do Ibmec/MG.

  • Doutorando em Ciência da Informação (UFMG);
  • Mestre em Administração de Empresas (FEAD);
  • Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG);
  • Graduado em Comunicação Social – Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNI-BH);
  • Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, contribuinte da Exame.com, além de associado à SBGC;
  • Atualmente é Coordenador dos Programas Executivos MBA do Ibmec;
  • Professor convidado em programas executivos em algumas das principais Business School do país nas áreas de estratégia, marketing, vendas e gestão do conhecimento;
  • Sócio-diretor da Axial Consultoria, palestrante e consultor atuante em empresas de variados segmentos e portes;
  • Profissional com mais de duas décadas de experiência profissional em gestão;
  • Conferencista e autor de artigos científicos e não acadêmicos publicados em periódicos e congressos brasileiros e internacionais.
PROGRAMA DO CURSO

Módulos

  1. Estratégia: negócios, marketing e vendas

Integração das áreas suportes à estratégia do negócioS.I.M. como suporte à tomada de decisãoNíveis de maturidade de mercado e de empresasFramework de Gestão de Marketing e operação de vendas

  1. Estrutura Comercial

Alinhamento entre competências e resultados nas posições hierárquicas do departamento de vendas: gargalhos e erros frequentesMatriz Ansoff de liderança de mercadoEstrutura da força de vendas (por contratação e por modelagem estrutural)Cultura de força de vendas: políticas, processo e indicadores

  1. Planejamento de Venda

Estabelecimento de quotas de vendasFrequência de visita média por classe de clientesClusterização da carteira de clientesPipeline e forecast (integrado, múltiplo e reverso)C.V.V. e administração de pedidosQualificação de leads

  1. Organização da Força de Vendas

Zoneamento de vendas e ajustamento geográficoAnálise das bases para limites dos territórios, análise das cargas de visitaçãoDimensionamento da força de vendas: cálculo do número ótimo de vendedoresRelatório de visitas, mapa de vendas e registros de retroalimentaçãoCurva ABC da carteira de clientes e Curva ABC da força de vendasAvaliação da eficácia e eficiência da força de vendas

  1. Desenvolvimento e direcionamento da força de vendas

Treinamento e desenvolvimento da força de vendas O tático como catalizador de resultados da operaçãoMotivação da força de vendasCCV versus Curva ABCPlano de benefícios e metas de ativação Curva de desempenho e estímulo/recompensaParâmetros propositivos de modelos de remuneraçãoAuditoria de vendasComponentes de influência em sistemas de remuneraçãoIncentivos variáveis com base em atividades e em resultados

  1. Controle do desempenho da força de vendas

Índices de desempenho variável e projeção de remuneraçãoEscopo e objetivos da empresaVendas de inércia e de franquia versus causalidade e vendas recorrentesQualificação de resultadosMetas, métricas e indicadoresComposição de variáveis na análise de desempenho de vendedoresKPIs, índices e taxas de desempenho de vendasCritérios múltiplos de incentivoCRM, sistemas de informações e after sales

Início das Aulas

03/07/2019 Quartas e Quintas-feiras das 19h15 às 22h30

Carga Horária

18 horas

Investimento

R$ 1.260,00 à vista ou 4x de R$ 320,66*

Gestão Estratégica no Varejo mba
SOBRE O CURSO

O objetivo do MBA em Gestão Estratégica no Varejo do Ibmec no Rio de Janeiro é proporcionar o desenvolvimento da visão estratégica do setor de Varejo. Com visão abrangente, aborda os principais fatores que afetam a dinâmica varejista com conceitos e técnicas específicas direcionadas a este mercado.

As aulas trabalham a construção de conhecimento coletivo de forma a preparar o aluno a integrar times de alto rendimento com visão integral sobre as organizações. Dessa forma, o profissional aprimora a compreensão de questões aplicadas à gestão offline e online.

ACADÊMICO
COORDENAÇÃO:

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

PROGRAMA DO CURSO

 

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estratégia de Mercado  
Marketing Estratégico

30

Pricing

30

Trade Marketing e Canais de Distribuição

30

Módulo: Inovação e Experiência do consumidor  
Design de Loja e Merchandising

30

Experiência de Compra e Atendimento no Varejo

30

Pesquisa de Mercado e Inteligência no Varejo

30

Módulo: Inovação e Relacionamento

Branding

30

Mercado de Luxo e Estratégias para o Varejo

30

Gestão de equipes de vendas em loja

30

Módulo: Estratégias de Expansão e Franchising

Gestão de Estoques e Planejamento de Sortimento

30

Expansão em Redes de Varejo e Gestão de Franquias

30

Estratégias e Tecnologias Aplicadas ao Varejo online

30

Atividades Complementares  
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Estudos Aplicados
Em um total de 60h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras

Início das Aulas

Unidade Centro: 27/7/2019 sábados, das 8h às 16h30

Carga Horária

450h

Investimento

1 + 29 vezes de R$ 1.362,78 ou R$ 34.234,00 para pagamento à vista.

SOBRE O CURSO

MBA em Gestão de Marketing visa desenvolver a capacidade do participante de compreender as relações entre a área de marketing e as demais áreas da empresa, identificando fatores internos e externos que influenciam o planejamento e a gestão. O participante estará apto a atuar de forma estratégica no processo de gestão de marketing como um todo, desenvolvendo habilidades para planejar e implementar ações integradas, além de buscar e utilizar informações de mercado para o processo de tomada de decisão.

ACADÊMICO

EDUARDO ANDRADE

  • Doutorando em Ciência da Informação (UFMG);
  • Mestre em Administração de Empresas (FEAD);
  • Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG);
  • Graduado em Comunicação Social – Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNI-BH);
  • Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, contribuinte da Exame.com, além de associado à SBGC;
  • Atualmente é Coordenador dos Programas Executivos MBA do Ibmec;
  • Professor convidado em programas executivos em algumas das principais Business School do país nas áreas de estratégia, marketing, vendas e gestão do conhecimento;
  • Sócio-diretor da Axial Consultoria, palestrante e consultor atuante em empresas de variados segmentos e portes;
  • Profissional com mais de duas décadas de experiência profissional em gestão;
  • Conferencista e autor de artigos científicos e não acadêmicos publicados em periódicos e congressos brasileiros e internacionais.

CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA

  • Doutorando em Administração pela PUC-MG;
  • Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo;
  • Especialista em Auditoria Externa pela UFMG;
  • MBA em Finanças pelo Ibmec/MG;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG;
  • Atualmente, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ibmec em Belo Horizonte, ministrando disciplinas ligadas à contabilidade societária. Atua também como professor de pós-graduação ministrando disciplinas de contabilidade e finanças.

SOBRE O PROGRAMA

Módulos/disciplinas

Carga Horária

Módulo: Estratégia de Mercado
Marketing Estratégico

30

Pricing

30

Trade Marketing e Canais de Distribuição

30

Módulo: Comunicação e Consumo
Comportamento do Consumidor

30

Pesquisa de Mercado

30

Comunicação Integrada de Marketing

30

Módulo: Inovação e Relacionamento
Branding

30

Gestão de Produtos e Inovação

30

Marketing de Serviços e Relacionamento

30

 Módulo: Digital, Social & Analytics Tools
Experience Marketing e o Consumo Digital

30

Métricas, Digital Analytics e Inteligência Competitiva

30

Planejamento de Marketing Digital & Mecanismos de Busca

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Estudos Aplicados
Em um total de 60h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presencial); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras.

SOBRE O CURSO

MBA em Gestão de Marketing do Ibmec no Rio de Janeiro visa desenvolver a capacidade do participante de compreender as relações entre a área de marketing e as demais áreas da empresa, identificando fatores internos e externos que influenciam o planejamento e a gestão. O participante estará apto a atuar de forma estratégica no processo de gestão de marketing como um todo, desenvolvendo habilidades para planejar e implementar ações integradas, além de buscar e utilizar informações de mercado para o processo de tomada de decisão.

ACADÊMICO

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

 

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

SOBRE O PROGRAMA

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estratégia de Mercado
Marketing Estratégico

30

Pricing

30

Trade Marketing e Canais de Distribuição

30

Módulo: Comunicação e Consumo
Comportamento do Consumidor

30

Pesquisa de Mercado

30

Comunicação Integrada de Marketing

30

Módulo: Inovação e Relacionamento
Branding

30

Gestão de Produtos e Inovação

30

Marketing de Serviços e Relacionamento

30

 Módulo: Digital, Social & Analytics Tools
Experience Marketing e o Consumo Digital

30

Métricas, Digital Analytics e Inteligência Competitiva

30

Planejamento de Marketing Digital & Mecanismos de Busca

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Estudos Aplicados
Em um total de 60h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras.

SOBRE O CURSO

O objetivo do MBA em Gestão de Marketing Esportivo do Ibmec Rio de Janeiro é promover uma compreensão global sobre o ambiente da indústria do esporte no contexto do entretenimento. Ele desenvolve a capacidade de compreender a dinâmica e os princípios da gestão e do ambiente de marketing esportivo. As aulas trabalham a construção de conhecimento coletivo de forma a preparar o aluno a integrar times de alto rendimento com visão integral sobre as organizações.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

 

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

SOBRE O PROGRAMA

Módulos Carga horária
Módulo: Inteligência de Mercado
Marketing Aplicado ao Esporte 30
Gestão de Produtos e Marcas no Esporte 30
Mídia e Engajamento de Fãs no Esporte 30
Módulo: Ambiente de Negócios no Esporte
Governança e Ambiente Político no Esporte 30
Direito Esportivo 30
Gestão de Pessoas (Imagem e Carreira) 30
Módulo: Gestão Esportiva
Economia e Análise Financeira 30
Planejamento Estratégico 30
Empreendedorismo 30
Módulo: Planejamento e Operação de Eventos
Gestão de Eventos e Instalações Esportivas 30
Patrocínio e Gestão Comercial 30
Esporte no Contexto do Entretenimento: Modelo Americano 30
Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA 60
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC 30

SOBRE O CURSO

MBA em Gestão de Negócios com Ênfase no Setor Elétrico do Ibmec Rio de Janeiro traz, para o ambiente de sala de aula, os principais acontecimentos do setor de energia no Brasil, abordando os impactos sofridos por mudanças que passam por questões macroeconômicas, regulatórias e ambientais, além de discussões sobre recursos naturais e alternativas que possam garantir sustentabilidade ao negócio.

Gerenciar este setor tem exigido dos profissionais multidisciplinaridade, visão diferenciada e contextualizada sobre as especificidades de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica no Brasil.

O MBA em Gestão de Negócios com Ênfase no Setor Elétrico do Ibmec tem o objetivo de fazer uma ponte entre as questões técnicas e objetivas dessas três áreas junto a uma prática gerencial que se traduza em boa governança dos recursos, gestão dos ativos, entendimento das oportunidades, compreensão das tendências tecnológicas que poderão impactar o setor a curto e médio prazo, além de lançar um olhar estratégico para os movimentos no setor fora do Brasil.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

 

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

SOBRE O PROGRAMA

Módulos/disciplinas Carga Horária
Fundamentos de Economia para Decisões Gerenciais 24
Negociação e Gerenciamento de Conflitos 16
Governança Corporativa, Ética Empresarial e Compliance (Online) 15
Planejamento Estratégico em Cenários de Incertezas 24
Inovação no setor de Energia 16
Matemática Financeira 24
Gestão Financeira do Setor de Energia 16
Gestão de Pessoas e Liderança 32
Estatística Aplicada ao Setor de Energia 24
Tópicos de Direito Societário 16
Gestão de Projetos com o Uso de Metodologias Ágeis e por Objetivos e Resultados 24
Marketing de Relacionamento (Online) 15
Comunicação Empresarial (Online) 15
Gestão por Processos 24
Tomada de Decisão e Jogos de Negócios 16
Gestão de Operações no Setor de Energia 24
Planejamento Tributário para o Setor de Energia 24
Sustentabilidade Empresarial e Responsabilidade Social (Online) 15
Gestão da Mudança (Online) 8
Contabilidade Financeira e Gerencial 24
Projeto Aplicado 24

 

MÓDULO ESPECÍFICO Carga Horária
Gestão de Energia Elétrica no Brasil 16
Comercialização e Contratação de Energia Elétrica 8
Gestão Econômica e Tarifária do Setor Elétrico 16
Regulação Econômica do Mercado de Energia Elétrica 16
Planejamento de Expansão e Operação de Energia Elétrica 16
Tendências no Setor Elétrico 16

 

TRABALHO DE CONCLUSÃO DO CURSO Carga Horária
TCC Online 30

SOBRE O CURSO

Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

GASPAR NOVELLI

– Advogado pela Universidade Estadual de Londrina;
– Mestre e Doutor em Administração pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo – USP;
– Consultor, com mais de 20 anos de experiência profissional como analista e gestor de áreas associadas ao planejamento, estratégia e projetos em organizações de médio e grande porte;
– Autor de livro, artigos acadêmicos para Congressos e para Revistas Especializadas (RAE e RAUSP, dentre outras).

SOBRE O PROGRAMA

Carga horára: 450 horas

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estruturação de Processos
Modelagem e Desenho de Processos

30

Análise de Processos

30

Tecnologias de Gerenciamento de Processos

30

Módulo: Maturidade em Processos
Transformação de Processos

30

Gerenciamento do Desempenho de Processos

30

Organização e Governança de Processos

30

Módulo: Indicadores e Resultados
Gestão de Custos

30

Logística Empresarial e Gestão de Operações

30

Gestão da Qualidade

30

Módulo: Habilidades Gerenciais
Estratégia e Inovação

30

Gestão de Projetos

30

Negociação e Gerenciamento de Conflitos

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

SOBRE O CURSO

Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

EDUARDO ANDRADE

Coordenador dos cursos de MBA Gerenciamento de Projetos, Marketing, Gestão de Negócios e Gestão de Processos do Ibmec/MG.

  • Doutorando em Ciência da Informação (UFMG);
  • Mestre em Administração de Empresas (FEAD);
  • Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG);
  • Graduado em Comunicação Social – Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNI-BH);
  • Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, contribuinte da Exame.com, além de associado à SBGC;
  • Atualmente é Coordenador dos Programas Executivos MBA do Ibmec;
  • Professor convidado em programas executivos em algumas das principais Business School do país nas áreas de estratégia, marketing, vendas e gestão do conhecimento;
  • Sócio-diretor da Axial Consultoria, palestrante e consultor atuante em empresas de variados segmentos e portes;
  • Profissional com mais de duas décadas de experiência profissional em gestão;
  • Conferencista e autor de artigos científicos e não acadêmicos publicados em periódicos e congressos brasileiros e internacionais.
COORDENAÇÃO GERAL:

CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA

Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG e Professor dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

  • Doutorando em Administração pela PUC-MG;
  • Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo;
  • Especialista em Auditoria Externa pela UFMG;
  • MBA em Finanças pelo Ibmec/MG;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG;
  • Atualmente, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ibmec em Belo Horizonte, ministrando disciplinas ligadas à contabilidade societária. Atua também como professor de pós-graduação ministrando disciplinas de contabilidade e finanças.

SOBRE O PROGRAMA

Carga horára: 450 horas

Módulos/disciplinas

Carga Horária

Módulo: Estruturação de Processos
Modelagem e Desenho de Processos

30

Análise de Processos

30

Tecnologias de Gerenciamento de Processos

30

Módulo: Maturidade em Processos
Transformação de Processo

30

Gerenciamento do Desempenho de Processos

30

Organização e Governança de Processos

30

Módulo: Indicadores e Resultados
Gestão de Custos

30

Logística Empresarial e Gestão de Operações

30

Gestão da Qualidade

30

Módulo: Habilidades Gerenciais
Estratégia e Inovação

30

Gestão de Projetos

30

Negociação e Gerenciamento de Conflitos

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

SOBRE O CURSO

Partindo de uma visão empresarial, o MBA em Gestão de Processos do Ibmec no Rio de Janeiro aborda aspectos avançados de implementação e gerenciamento de processos, baseando-se em um conjunto aplicado de conhecimentos, técnicas e ferramentas de modelagem e integração de processos de negócios. Utilizando uma abordagem alinhada ao corpo de conhecimentos da área (BPM CBOK®), o curso objetiva capacitar profissionais para atuar de maneira diferenciada na gestão de processos de negócios (BPM – Business Process Management), desenvolvendo sua capacidade sistêmica de diagnosticar oportunidades de melhorias e de implementar soluções aplicadas à realidade empresarial.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

ROGERIO RAMALHO DA SILVA

Mestre em Administração pela Fundação Getúlio Vargas – EBAPE/FGV-RJ, com extensão em Philosophy, Science and Research pela DUKE University – EUA;
Especialista Pós-graduado em Gestão de CRM pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro – PUC-Rio e Bacharel em Administração de Empresas;
Professor do curso de Pós-graduação CBA do Ibmec/RJ;
Sólida experiência em multinacionais e consultorias, atuando nas áreas de Gestão Empresarial, Marketing e Comportamento do Consumidor.

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

SOBRE O PROGRAMA

Carga horária total: 450h

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estruturação de Processos
Modelagem e Desenho de Processos

30

Análise de Processos

30

Tecnologias de Gerenciamento de Processos

30

Módulo: Maturidade em Processos
Transformação de Processos

30

Gerenciamento do Desempenho de Processos

30

Organização e Governança de Processos

30

Módulo: Indicadores e Resultados
Gestão de Custos

30

Logística Empresarial e Gestão de Operações

30

Gestão da Qualidade

30

Módulo: Habilidades Gerenciais
Estratégia e Inovação

30

Gestão de Projetos

30

Negociação e Gerenciamento de Conflitos

30

Atividades Complementares
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

SOBRE O CURSO

A proposta é voltada para o desenvolvimento e compreensão das práticas, conceitos, recursos, técnicas e ferramentas de planejamento comercial aos profissionais que atuam ou se relacionam com a área de vendas. O treinamento é direcionado a representantes comerciais, diretores, gerentes ou supervisores de vendas, além de vendedores em busca de ascensão profissional. Aborda experiências e temas sob a perspectiva do tomador de decisões, ao tratar tópicos referentes ao planejamento e ao gerenciamento da área comercial, de forma estruturada e sistêmica, propiciando aos alunos a oportunidade de conhecer e de aplicar tais conhecimentos.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

CLEBERSON LUIZ SANTOS DE PAULA

Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG e Professor dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.

  • Doutorando em Administração pela PUC-MG;
  • Mestre em Ciências Contábeis pela UFMG e Mestre em Administração com ênfase em Finanças pela Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo;
  • Especialista em Auditoria Externa pela UFMG;
  • MBA em Finanças pelo Ibmec/MG;
  • Graduado em Ciências Contábeis pela PUC-MG;
  • Atualmente, professor do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Ibmec em Belo Horizonte, ministrando disciplinas ligadas à contabilidade societária. Atua também como professor de pós-graduação ministrando disciplinas de contabilidade e finanças.
PROFESSOR:

EDUARDO ANDRADE

Coordenador dos cursos de MBA Gerenciamento de Projetos, Marketing, Gestão de Negócios e Gestão de Processos do Ibmec/MG.

  • Doutorando em Ciência da Informação (UFMG);
  • Mestre em Administração de Empresas (FEAD);
  • Especialista em Gestão Estratégica de Marketing (UFMG);
  • Graduado em Comunicação Social – Bacharel em Publicidade e Propaganda (UNI-BH);
  • Foi consultor, palestrante e desenvolvedor de soluções do SEBRAE, contribuinte da Exame.com, além de associado à SBGC;
  • Atualmente é Coordenador dos Programas Executivos MBA do Ibmec;
  • Professor convidado em programas executivos em algumas das principais Business School do país nas áreas de estratégia, marketing, vendas e gestão do conhecimento;
  • Sócio-diretor da Axial Consultoria, palestrante e consultor atuante em empresas de variados segmentos e portes;
  • Profissional com mais de duas décadas de experiência profissional em gestão;
  • Conferencista e autor de artigos científicos e não acadêmicos publicados em periódicos e congressos brasileiros e internacionais.

SOBRE O PROGRAMA

Módulos

  1. Estratégia: negócios, marketing e vendas

Integração das áreas suportes à estratégia do negócioS.I.M. como suporte à tomada de decisãoNíveis de maturidade de mercado e de empresasFramework de Gestão de Marketing e operação de vendas

  1. Estrutura Comercial

Alinhamento entre competências e resultados nas posições hierárquicas do departamento de vendas: gargalhos e erros frequentesMatriz Ansoff de liderança de mercadoEstrutura da força de vendas (por contratação e por modelagem estrutural)Cultura de força de vendas: políticas, processo e indicadores

  1. Planejamento de Venda

Estabelecimento de quotas de vendasFrequência de visita média por classe de clientesClusterização da carteira de clientesPipeline e forecast (integrado, múltiplo e reverso)C.V.V. e administração de pedidosQualificação de leads

  1. Organização da Força de Vendas

Zoneamento de vendas e ajustamento geográficoAnálise das bases para limites dos territórios, análise das cargas de visitaçãoDimensionamento da força de vendas: cálculo do número ótimo de vendedoresRelatório de visitas, mapa de vendas e registros de retroalimentaçãoCurva ABC da carteira de clientes e Curva ABC da força de vendasAvaliação da eficácia e eficiência da força de vendas

  1. Desenvolvimento e direcionamento da força de vendas

Treinamento e desenvolvimento da força de vendas O tático como catalizador de resultados da operaçãoMotivação da força de vendasCCV versus Curva ABCPlano de benefícios e metas de ativação Curva de desempenho e estímulo/recompensaParâmetros propositivos de modelos de remuneraçãoAuditoria de vendasComponentes de influência em sistemas de remuneraçãoIncentivos variáveis com base em atividades e em resultados

  1. Controle do desempenho da força de vendas

Índices de desempenho variável e projeção de remuneraçãoEscopo e objetivos da empresaVendas de inércia e de franquia versus causalidade e vendas recorrentesQualificação de resultadosMetas, métricas e indicadoresComposição de variáveis na análise de desempenho de vendedoresKPIs, índices e taxas de desempenho de vendasCritérios múltiplos de incentivoCRM, sistemas de informações e after sales

SOBRE O CURSO

O objetivo do MBA em Gestão Estratégica no Varejo do Ibmec no Rio de Janeiro é proporcionar o desenvolvimento da visão estratégica do setor de Varejo. Com visão abrangente, aborda os principais fatores que afetam a dinâmica varejista com conceitos e técnicas específicas direcionadas a este mercado.

As aulas trabalham a construção de conhecimento coletivo de forma a preparar o aluno a integrar times de alto rendimento com visão integral sobre as organizações. Dessa forma, o profissional aprimora a compreensão de questões aplicadas à gestão offline e online.

ACADÊMICO

COORDENAÇÃO:

MARIA GUIOMAR BENUTO FRASTRONE

Pró-Reitora

  • Mestre em Filosofia da Educação pela Universidade Estadual Paulista – Unesp;
  • Especialista em Gestão Educacional pela Trevisan Escola de Negócios.
  • Experiência em inovação acadêmica e internacionalização do ensino superior

E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br

MARCELLO FERNANDES LEAL

  • Coordenador de Pós-graduação e MBA do IBMEC.
  • Coordenador-geral da Pós-graduação do Ibmec-RJ;
  • Conselheiro do Conselho de Contribuintes do Estado do RJ;
  • Diretor do Grupo de Debates Tributários do RJ – GDT Rio;
  • Mestre Direito Tributário e Finanças Públicas pela UERJ;
  • Especialista em Direito Tributário pela UFF/Escola Fazendária RJ;
  • MBA Executivo em Gestão de Negócios pela FGV/RJ;
  • Graduação em direito pela Universidade Federal do Estado do RJ (UNIRIO);
  • Professor de Planejamento Tributário e Tributos Diretos do Ibmec.

E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br

SOBRE O PROGRAMA

 

Módulo

Carga Horária

Módulo: Estratégia de Mercado  
Marketing Estratégico

30

Pricing

30

Trade Marketing e Canais de Distribuição

30

Módulo: Inovação e Experiência do consumidor  
Design de Loja e Merchandising

30

Experiência de Compra e Atendimento no Varejo

30

Pesquisa de Mercado e Inteligência no Varejo

30

Módulo: Inovação e Relacionamento

Branding

30

Mercado de Luxo e Estratégias para o Varejo

30

Gestão de equipes de vendas em loja

30

Módulo: Estratégias de Expansão e Franchising

Gestão de Estoques e Planejamento de Sortimento

30

Expansão em Redes de Varejo e Gestão de Franquias

30

Estratégias e Tecnologias Aplicadas ao Varejo online

30

Atividades Complementares  
Estudos Aplicados – EA

60

Trabalho de Conclusão de Curso – TCC

30

Estudos Aplicados
Em um total de 60h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, mentoring, orientação profissional) dentre outras

Início das Aulas

18/02/2019

Carga Horária

450h

Investimento

até 1+ 29 x R$ 1.086,75

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na Pós-Graduação

DEPOIMENTOS IBMEC

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