Gestão de Negócios tem como foco o desenvolvimento profissional do aluno e ampliação da capacidade de compreender, de forma abrangente e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa, preparando-o para enfrentar os desafios do mundo empresarial.
Estudar no Ibmec é ter acesso a uma das melhores escolas de negócios do Brasil. Aqui, você vive experiências práticas desde o primeiro dia de aula e é estimulado a desenvolver uma visão empreendedora e global que o prepara para liderar as mudanças do mercado.
Tradição de 50 anos no mercado
Coaching online
Orientação de carreira
Jornadas Internacionais
O curso de pós-graduação Global MBA Business Management do Ibmec é um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, concebido para aprimorar a atuação nos aspectos-chave da gestão de negócios. Além de uma sólida formação gerencial – abordando conceitos, discussão de casos e problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e operações – o curso propicia o aperfeiçoamento pessoal e profissional do participante, desenvolvendo sua capacidade de liderar e trabalhar em equipes, e de planejar e implementar soluções complexas de negócios.
Gerente Geral do Ibmec DF e Coordenadora de Pós-Graduação dos Cursos de Negócios do Ibmec/ DF. Doutoranda em Administração pelo Mackenzie, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP/SP. MBA de Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária pela Fundace/SP e Bacharel em Administração pela Universidade do Sagrado Coração – USC /SP. Experiência em mais de 15 anos, atuando como professora de Pós-Graduação, orientadora do projeto de conclusão de especialização e Consultora Financeira do PROAD do IEP do Hospital Sírio Libanês. Autora de material didático para e-learning e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem experiência corporativa, com atuação na área financeira em uma editora de porte internacional, atuando na Controladoria fazendo Reports e implementação de ERP.
Módulos/disciplinas |
Carga Horária |
Núcleo Core | |
Estratégia para Inovação em Negócios |
30 |
Marketing Global |
30 |
Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos |
30 |
Liderança Contemporânea |
30 |
Núcleo Específico | |
Gerenciamento e Controle de Custos |
30 |
Finanças Corporativas |
30 |
Empreendedorismo e Modelos de Negócios |
30 |
Gestão de Operações de Alta Performance |
30 |
Núcleo Eletivas | |
Eletiva I |
30 |
Eletiva II |
30 |
Eletiva III |
30 |
Eletiva IV |
30 |
Núcleo: Núcleo complementar | |
Estudos Aplicados – EA |
90 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
30 |
Opções para Eletivas (além das Core e Específicas de outros cursos) | |
Inteligência Competitiva |
|
Ciência da Decisão |
|
Governança, Risco e Compliance |
|
Negociação Avançada |
O Global MBA Business Management é um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, concebido para aprimorar a atuação nos aspectos-chave da gestão de negócios. Além de uma sólida formação gerencial – abordando conceitos, discussão de casos e problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e operações – o curso propicia o aperfeiçoamento pessoal e profissional do participante, desenvolvendo sua capacidade de liderar e trabalhar em equipes, e de planejar e implementar soluções complexas de negócios.
Coordenador dos cursos Global MBA e MBA em Finanças do Ibmec/MG. Professor dos cursos de Administração, Ciências Econômicas, Engenharia Civil, Engenharia de Produção e Engenharia Mecânica.
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG e Professor dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.
Carga horária: 480 horas
Núcleos/disciplinas |
Carga Horária |
Núcleo Fundamental | |
Estratégia para Inovação em Negócios |
30 |
Marketing Global |
30 |
Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos |
30 |
Liderança Contemporânea |
30 |
Núcleo Específico | |
Gerenciamento e Controle de Custos |
30 |
Finanças Corporativas |
30 |
Empreendedorismo e Modelos de Negócios |
30 |
Gestão de Operações de Alta Performance |
30 |
Núcleo de Eletivas | |
Eletiva I |
30 |
Eletiva II |
30 |
Eletiva III |
30 |
Eletiva IV |
30 |
Núcleo Complementar | |
Estudos Aplicados – EA |
90 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
30 |
O Global MBA Business Management do Ibmec no Rio de Janeiro é um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, concebido para aprimorar a atuação nos aspectos-chave da gestão de negócios. Além de uma sólida formação gerencial – abordando conceitos, discussão de casos e problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e operações – o curso propicia o aperfeiçoamento pessoal e profissional do participante, desenvolvendo sua capacidade de liderar e trabalhar em equipes, e de planejar e implementar soluções complexas de negócios.
Pró-Reitora
Módulos/disciplinas | Carga horária |
Núcleo Core | |
Estratégia para Inovação em Negócios | 30 |
Marketing Global | 30 |
Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos | 30 |
Liderança Contemporânea | 30 |
Núcleo Específico | |
Gerenciamento e Controle de Custos | 30 |
Finanças Corporativas | 30 |
Empreendedorismo e Modelos de Negócios | 30 |
Gestão de Operações de Alta Performance | 30 |
Núcleo de Eletivas | |
Eletiva I | 30 |
Eletiva II | 30 |
Eletiva III | 30 |
Eletiva IV | 30 |
Núcleo Complementar | |
Estudos Aplicados – EA | 90 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC | 30 |
Opções para eletivas (além das core e específicas de outros cursos) | |
Inteligência Competitiva | |
Ciência da Decisão | |
GCR – Governança, Risco e Compliance | |
Negociação Avançada |
Estudos Aplicados
Em um total de 90h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, coaching, mentoring, orientação profissional); e outras atividades extracurriculares, como projetos e iniciativas de empreendedorismo, módulos e jornadas internacionais, e outras experiências nacionais e internacionais de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional (cursos, disciplinas, congressos, missões e projetos empresariais, de impacto social, de sustentabilidade, dentre outras).
O curso de pós-graduação Global MBA Business Management do Ibmec é um programa de desenvolvimento de competências gerenciais e comportamentais, concebido para aprimorar a atuação nos aspectos-chave da gestão de negócios. Além de uma sólida formação gerencial – abordando conceitos, discussão de casos e problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e operações – o curso propicia o aperfeiçoamento pessoal e profissional do participante, desenvolvendo sua capacidade de liderar e trabalhar em equipes, e de planejar e implementar soluções complexas de negócios.
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/SP
Módulos/disciplinas |
Carga Horária |
Núcleo fundamental | |
Estratégia para Inovação em Negócios |
30 |
Marketing Global |
30 |
Análise de Conjunturas e Cenários Econômicos |
30 |
Liderança Contemporânea |
30 |
Núcleo específico | |
Gerenciamento e Controle de Custos |
30 |
Finanças Corporativas |
30 |
Empreendedorismo e Modelos de Negócios |
30 |
Gestão de Operações de Alta Performance |
30 |
Núcleo de eletivas | |
Eletiva I |
30 |
Eletiva II |
30 |
Eletiva III |
30 |
Eletiva IV |
30 |
Núcleo complementar | |
Estudos Aplicados – EA |
90 |
Trabalho de Conclusão de Curso – TCC |
30 |
Opções para eletivas (além das core e específicas de outros cursos) | |
Inteligência Competitiva | |
Ciência da Decisão | |
GCR – Governança, Risco e Compliance | |
Negociação Avançada |
Estudos Aplicados
Em um total de 90h, este módulo tem o objetivo de enriquecer e flexibilizar o percurso formativo do participante, abrangendo atividades diversificadas, como disciplinas complementares (presenciais ou online); atividades relacionadas à gestão da carreira (workshops, palestras, coaching, mentoring, orientação profissional); e outras atividades extra-curriculares, como projetos e iniciativas de empreendedorismo, módulos e jornadas internacionais, e outras experiências nacionais e internacionais de cunho acadêmico ou de desenvolvimento profissional (cursos, disciplinas, congressos, missões e projetos empresariais, de impacto social, de sustentabilidade, dentre outras).
O MBA em Gestão de Negócios é um programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O curso visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa. Ao mesmo tempo, o aluno será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial.
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/SP
MÓDULOS | |||
Tomada de Decisão e Novas Tecnologias | Planejamento e Governança | Controle Gerencial | Estratégia de Mercado e Habilidades Interpessoais |
---|---|---|---|
DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Análise de Cenários Econômicos (30h) | Gestão de Projetos (30h) | Liderança e Equipes (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Gestão Financeira (30h) | Gestão de Processos (30h) | Marketing Estratégico e Omnichannel (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Governança Corporativa (30h) | Gestão e Operações (30h) | Competências Gerenciais (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Identificar e analisar tendências e oportunidades de mercado, utilizando indicadores e ferramentas, bem como conhecimentos de governança, para o planejamento e tomada de decisões organizacionais. | Utilizar técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos, de modelagem e integração de processos, e gerir a operação, com o objetivo de controlar melhor o negócio e criar oportunidades com foco no desdobramento da estratégia organizacional. | Oferecer uma visão aplicada sobre a gestão de talentos e atuação da liderança para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na perspectiva do desenvolvimento e aprimoramento de competências gerenciais, além da definição e implementação de ações mercadológicas. |
O MBA Gestão de Negócios do Ibmec Recife aprofunda os aspectos-chave da gestão. Abrange disseminação de conceitos, discussão de casos e resolução de problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e logística. Promove, ainda, o aperfeiçoamento da capacidade de atuar em equipe e aborda temas como liderança, comunicação, negociação e empreendedorismo.
Público-alvo: profissionais, empreendedores e especialistas com formações em áreas e setores econômicos diversos que buscam o preparo e o aprimoramento de competências para ocupar posições de destaque no mercado de trabalho.
O MBA Gestão de Negócios do Ibmec aprofunda os aspectos-chave da gestão. Abrange disseminação de conceitos, discussão de casos e resolução de problemas nas áreas de estratégia, recursos humanos, finanças, marketing e logística. Promove, ainda, o aperfeiçoamento da capacidade de atuar em equipe e aborda temas como liderança, comunicação, negociação e empreendedorismo.
O MBA em Gestão de Negócios do Ibmec é um programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O curso visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa. Ao mesmo tempo, o aluno será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial.
Público-alvo: profissionais com formação em áreas diversas, que buscam conhecimentos aplicados à gestão de negócios, e que ocupam ou estejam se preparando para assumir posições mais estratégicas no mercado; empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios.
Os programas de MBA do Ibmec são cursos de especialização de alta aplicabilidade, que visam o desenvolvimento gerencial de profissionais e empreendedores em áreas diversas de atuação no mercado. O MBA propicia uma experiência única de aprendizado, permitindo ao participante aprimorar habilidades analíticas e gerenciais voltadas para campos específicos, proporcionando uma formação consistente e diferenciada.
SAMUEL DE JESUS MONTEIRO DE BARROS
MÓDULOS | |||
Tomada de Decisão e Novas Tecnologias | Planejamento e Governança | Controle Gerencial | Estratégia de Mercado e Habilidades Interpessoais |
---|---|---|---|
DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Análise de Cenários Econômicos (30h) | Gestão de Projetos (30h) | Liderança e Equipes (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Gestão Financeira (30h) | Gestão de Processos (30h) | Marketing Estratégico e Omnichannel (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Governança Corporativa (30h) | Gestão de Operações (30h) | Competências Gerenciais (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Identificar e analisar tendências e oportunidades de mercado, utilizando indicadores e ferramentas, bem como conhecimentos de governança, para o planejamento e tomada de decisões organizacionais. | Utilizar técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos, de modelagem e integração de processos, e gerir a operação, com o objetivo de controlar melhor o negócio e criar oportunidades com foco no desdobramento da estratégia organizacional. | Oferecer uma visão aplicada sobre a gestão de talentos e atuação da liderança para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na perspectiva do desenvolvimento e aprimoramento de competências gerenciais, além da definição e implementação de ações mercadológicas. |
O MBA em Gestão de Negócios do Ibmec é um programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O curso visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa. Ao mesmo tempo, o aluno será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial.
Público-alvo: profissionais com formação em áreas diversas, que buscam conhecimentos aplicados à gestão de negócios, e que ocupam ou estejam se preparando para assumir posições mais estratégicas no mercado; empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios.
* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
MÓDULOS | |||
Tomada de Decisão e Novas Tecnologias | Planejamento e Governança | Controle Gerencial | Estratégia de Mercado e Habilidades Interpessoais |
---|---|---|---|
DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Análise de Cenários Econômicos (30h) | Gestão de Projetos (30h) | Liderança e Equipes (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Gestão Financeira (30h) | Gestão de Processos (30h) | Marketing Estratégico e Omnichannel (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Governança Corporativa (30h) | Gestão de Operações (30h) | Competências Gerenciais (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Identificar e analisar tendências e oportunidades de mercado, utilizando indicadores e ferramentas, bem como conhecimentos de governança, para o planejamento e tomada de decisões organizacionais. | Utilizar técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos, de modelagem e integração de processos, e gerir a operação, com o objetivo de controlar melhor o negócio e criar oportunidades com foco no desdobramento da estratégia organizacional. | Oferecer uma visão aplicada sobre a gestão de talentos e atuação da liderança para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na perspectiva do desenvolvimento e aprimoramento de competências gerenciais, além da definição e implementação de ações mercadológicas. |
O MBA em Gestão de Negócios do Ibmec é um programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O curso visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa. Ao mesmo tempo, o aluno será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial.
Público-alvo: profissionais com formação em áreas diversas, que buscam conhecimentos aplicados à gestão de negócios, e que ocupam ou estejam se preparando para assumir posições mais estratégicas no mercado; empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios.
* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
MÓDULOS | |||
Tomada de Decisão e Novas Tecnologias | Planejamento e Governança | Controle Gerencial | Estratégia de Mercado e Habilidades Interpessoais |
---|---|---|---|
DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Análise de Cenários Econômicos (30h) | Gestão de Projetos (30h) | Liderança e Equipes (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Gestão Financeira (30h) | Gestão de Processos (30h) | Marketing Estratégico e Omnichannel (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Governança Corporativa (30h) | Gestão de Operações (30h) | Competências Gerenciais (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Identificar e analisar tendências e oportunidades de mercado, utilizando indicadores e ferramentas, bem como conhecimentos de governança, para o planejamento e tomada de decisões organizacionais. | Utilizar técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos, de modelagem e integração de processos, e gerir a operação, com o objetivo de controlar melhor o negócio e criar oportunidades com foco no desdobramento da estratégia organizacional. | Oferecer uma visão aplicada sobre a gestão de talentos e atuação da liderança para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na perspectiva do desenvolvimento e aprimoramento de competências gerenciais, além da definição e implementação de ações mercadológicas. |
O MBA em Gestão de Negócios do Ibmec é um programa focado no desenvolvimento profissional do indivíduo e na preparação para enfrentar os desafios do mundo empresarial. O curso visa ampliar a capacidade do participante de compreender, de forma ampla e sistêmica, a interação entre as diversas áreas funcionais de uma empresa. Ao mesmo tempo, o aluno será capaz de analisar os aspectos externos e internos que influenciam o planejamento e a gestão dos negócios, além de desenvolver e interpretar indicadores de controle do desempenho empresarial.
Público-alvo: profissionais com formação em áreas diversas, que buscam conhecimentos aplicados à gestão de negócios, e que ocupam ou estejam se preparando para assumir posições mais estratégicas no mercado; empreendedores com interesse em desenvolver habilidades e técnicas gerenciais para estruturar e acelerar seus próprios negócios.
* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
MÓDULOS | |||
Tomada de Decisão e Novas Tecnologias | Planejamento e Governança | Controle Gerencial | Estratégia de Mercado e Habilidades Interpessoais |
---|---|---|---|
DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Análise de Cenários Econômicos (30h) | Gestão de Projetos (30h) | Liderança e Equipes (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Gestão Financeira (30h) | Gestão de Processos (30h) | Marketing Estratégico e Omnichannel (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Governança Corporativa (30h) | Gestão de Operações (30h) | Competências Gerenciais (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Identificar e analisar tendências e oportunidades de mercado, utilizando indicadores e ferramentas, bem como conhecimentos de governança, para o planejamento e tomada de decisões organizacionais. | Utilizar técnicas e ferramentas de planejamento e controle de projetos, de modelagem e integração de processos, e gerir a operação, com o objetivo de controlar melhor o negócio e criar oportunidades com foco no desdobramento da estratégia organizacional. | Oferecer uma visão aplicada sobre a gestão de talentos e atuação da liderança para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho, na perspectiva do desenvolvimento e aprimoramento de competências gerenciais, além da definição e implementação de ações mercadológicas. |
O Mestrado Profissional em Administração, do Centro Universitário Ibmec Rio de Janeiro, oferece formação analítica, instrumental e crítica com foco na solução de problemas em Administração. A partir de conceitos, princípios, teorias e técnicas, o mestre passa a dominar questões complexas que afetam as organizações, tornando-se apto a tomar decisões executivas de alto nível, prestar consultoria especializada às empresas e lecionar em cursos de nível superior.
Áreas de especialização:
Doutora em Gestão de Inovação e Tecnologia. Mestre em Administração. Bacharel em Economia. Possui experiência nas áreas de Administração (gestão de operações de atividades de serviços e estratégia, gestão no terceiro setor ) e de Economia (Organização Industrial e Estudos Industriais), atuando principalmente nos seguintes temas: Inovação, estratégia e inovação, comportamento empresarial orientado para inovação, estratégias empresariais (competição e estruturação de empresas em crescimento).
Pró-Reitora
DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS
Teorias da Administração | |
Metodologia de Pesquisa Cientifica | |
Métodos Qualitativos, ou: Métodos Quantitativos | |
Análise de Investimentos (linha de pesquisa: Finanças), ou: Previsão nos Negócios (linha de pesquisa: Apoio a Decisão), ou: Estratégia Empresarial (linha de pesquisa: Estratégia) |
DISCIPLINAS ELETIVAS*
ESTRATÉGIA |
Comportamento do Consumidor |
Comportamento Organizacional |
Estratégia de Marketing |
Estratégias para a Base da Pirâmide |
Gestão da Inovação |
Gestão de RH |
Gestão Estratégica de Processos e TI |
Gestão Estratégica de Serviços |
Estratégia e Geopolítica de Negócios Internacionais |
Empreendedorismo e Plano de Negócios |
FINANÇAS |
Análise de Projetos |
Avaliação de Empresas |
Derivativos |
Finanças Comportamentais |
Finanças Corporativas |
Gestão de Carteiras |
Opções Reais |
Decisões de Investimento sob Incerteza |
Renda Fixa I e II |
Economia do Setor Elétrico |
APOIO À DECISÃO |
Sistemas de Apoio à Decisão (multicritério) |
Inteligência Computacional Aplicada |
Decisão em Grupos |
Governança e Decisões Colaborativas |
Introdução ao Business Analytics |
*As disciplinas eletivas são oferecidas de acordo com os projetos de pesquisa dos professores e a demanda dos alunos.
A proposta é voltada para o desenvolvimento e compreensão das práticas, conceitos, recursos, técnicas e ferramentas de planejamento comercial aos profissionais que atuam ou se relacionam com a área de vendas. O treinamento é direcionado a representantes comerciais, diretores, gerentes ou supervisores de vendas, além de vendedores em busca de ascensão profissional. Aborda experiências e temas sob a perspectiva do tomador de decisões, ao tratar tópicos referentes ao planejamento e ao gerenciamento da área comercial, de forma estruturada e sistêmica, propiciando aos alunos a oportunidade de conhecer e de aplicar tais conhecimentos.
Módulos |
1. Estratégia: negócios, marketing e vendas |
Integração das áreas suportes à estratégia do negócio |
S.I.M. como suporte à tomada de decisão |
Níveis de maturidade de mercado e de empresas |
Framework de Gestão de Marketing e operação de vendas |
2. Estrutura Comercial |
Alinhamento entre competências e resultados nas posições hierárquicas: gargalhos e erros frequentes |
Estrutura da força de vendas (por contratação e por modelagem estrutural) |
Cultura de força de vendas: políticas, processo e indicadores |
3. Planejamento de Venda |
Atividade e inatividade de clientes |
Frequência de visita média por classe de clientes |
Clusterização da carteira de clientes |
Pipeline e forecast (integrado, múltiplo e reverso) |
Indicadores ideais de gestão de funis de vendas |
MQL, SQL e OPP |
Qualificação de leads |
4. Organização da Força de Vendas |
Gestão da carteira de clientes e de prospects |
Curva ABC da carteira de clientes e Curva ABC da força de vendas |
Avaliação da eficácia e eficiência da força de vendas |
5. Desenvolvimento e direcionamento da força de vendas |
Treinamento e desenvolvimento da força de vendas |
O tático como catalizador de resultados da operação |
Motivação da força de vendas |
CCV versus Curva ABC |
Plano de benefícios e metas de ativação |
Parâmetros propositivos de modelos de remuneração |
Auditoria de vendas |
Componentes de influência em sistemas de remuneração |
Incentivos variáveis com base em atividades e em resultados |
6. Controle do desempenho da força de vendas |
Desempenho variável e remuneração |
Vendas de inércia e de franquia versus causalidade e vendas recorrentes |
Composição de variáveis na análise de desempenho de vendedores |
KPIs, índices e taxas de desempenho de vendas |
Critérios múltiplos de incentivo |
O expressivo crescimento do mercado de capitais brasileiro nos anos recentes – materializado no grande número de processos de abertura de capital – vem demandando do profissional que atua nas organizações um conhecimento adequado acerca das formas pelas quais o valor é determinado e como as ações estratégicas e gerenciais da administração podem afetar este valor. Neste contexto, o curso tem por objetivo apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a avaliação de ativos (Valuation), visando fornecer ao participante elementos para o entendimento dos estudos e trabalhos sobre o valor das empresas.
COORDENAÇÃO:
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG e Professor dos cursos de Ciências Econômicas e Relações Internacionais.
PROFESSOR:
Professor dos cursos de Administração e Economia.
Carga horária: 18 horas
Módulos |
1. Introdução |
O desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro |
Abertura de capital (IPO) |
Por que abrir o capital? Quais são as implicações para a organização decorrentes de um processo de abertura de capital? |
Governança corporativa |
2. Conceitos básicos |
Fatores fundamentais do valor das empresas |
Ativos tangíveis e intangíveis |
Atividades de investimento e financiamento |
Custo de capital |
Custo do capital próprio e de terceiros |
Fluxo de caixa |
Horizonte de tempo e perpetuidade |
Preço justo |
3. Métodos para a avaliação do valor da empresa |
Fluxo de caixa descontado (FCD) |
Avaliação relativa e a utilização de múltiplos |
Métodos contingenciais |
4. Métodos baseados no fluxo de caixa descontado (FCD) |
Características básicas |
Principais etapas |
Determinação do fluxo de caixa |
A importância do cálculo da taxa de desconto |
A escolha do horizonte de tempo de avaliação |
Cálculo do valor da empresa |
5. Métodos de avaliação relativa |
Características básicas |
Principais etapas |
A escolha dos indicadores mais relevantes |
Identificação de bases de comparação válidas |
Cálculo do valor da empresa |
6. Métodos contingenciais |
Características básicas |
Principais etapas |
Árvores de decisão |
A utilização de opções na avaliação de empresas |
Observações sobre a aplicabilidade e principais limitações e distribuição e gestão de riscos |
Com a complexidade das decisões tomadas no mundo corporativo, o profissional de qualquer área ter a capacidade de preparar as bases de dados e as planilhas para dar respostas de forma automatizada se torna um diferencial. Para isso, uma ferramenta bastante útil é o VBA. O curso de VBA Aplicado tem como objetivo treinar pessoas para realizar funções de programação em VBA no Excel com aplicações práticas a vida real em empresas.
Possui Doutorado em andamento e mestrado em Engenharia de Sistemas e Computação pela COPEE – UFRJ. Atualmente é professor da Graduação do Centro Universitário IBMEC/RJ e do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM). Trabalhou como Professor Universitário no Centro Universitário da Cidade do Rio de Janeiro (2000-2013); UVA (1993-1998); UNIABEU (1992-2005) e Faculdades Integradas Anglo-Americano (1992-2000). Tem atuado como Gerente de Desenvolvimento de Software em projetos em parceria da COPPE-UFRJ para grandes instituições públicas e Privadas. Tem experiência com Coordenação de cursos e na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados.
Entendendo o Excel e o VBA (funcionamento de pastas de trabalho, entrada de dados, integração do VBA, segurança de macros, editor do Visual Basic) |
Conceitos de programação (Function e Sub, variáveis, estruturas de repetição, estruturas condicionais |
Objetos e funções específicas para o Excel |
Eventos |
Tratamento de erros e testes |
Formulários e caixas de diálogo |
Aplicações com VBA |
O foco deste curso é conhecer os conceitos gerais e tendências de Trade Marketing, e desenvolver uma visão ampla e diferenciada orientando os profissionais em relação aos desafios e oportunidades do trabalho com Canais de Distribuição, Trade Marketing e Shopper Marketing, assim como tangibilizar as ações nestas áreas; e ainda, apresentar conceitos e ferramentas já testados e aplicados em empresas de diferentes setores, assim como discutir casos e exemplos que reforcem o aprendizado para os participantes.
Experiência de 20 anos na área Comercial, Marketing, Trade Marketing, Inteligência de Vendas, de Mercado e Desenvolvimento de Canais, em empresas como Laticínios Bom Gosto e Coca-Cola/Heineken, Laticínios Verde Campo.
⦁ Mestrando em Administração com linha de pesquisa em Trade Marketing pela Fundação Pedro Leopoldo;
⦁ Especialista em Marketing pelo Ibmec/MG;
⦁ Economista pela PUC/MG;
⦁ Fundador e Vice-Presidente do Minas Trade Marketing – Grupo Trade Marketing de Minas Gerais, Diretor de Trade e Shopper Marketing da Academia Mineira de Marketing;
⦁ Professor de Marketing, Trade Marketing, Shopper Marketing, Gestão de Marcas, Pricing, Gestão Estratégica de Canais, Marketing de Varejo, Planejamento de Marketing e Serviços Logísticos entre outras disciplinas em diversas instituições de ensino.
1. A ORIGEM E EVOLUÇÃO DO TRADE MARKETING
2. PLANEJAMENTO E IMPLEMENTAÇÃO DE TRADE MARKETING
⦁ Estratégia de Trade Marketing:
⦁ Planejamento de Trade Marketing
⦁ Finança em Trade Marketing
⦁ Trade Insights
⦁ Execução de Trade Marketing
⦁ Trade Analytics:
⦁ Trade Promotion:
O curso tem o objetivo de capacitar o participante nos conceitos e fundamentos do gerenciamento de processos de negócio (BPM), demonstrando na prática os conceitos, técnicas e ferramentas de BPM – Gerenciamento de Processos de Negócio e como pode contribuir com a busca de melhores resultados nas organizações. São abordados os principais temas sobre BPM envolvendo governança, análise, transformação e avaliação de desempenho dos processos. O curso é direcionado a lideranças, gestores, gerentes, supervisores, analistas e demais profissionais que buscam conhecimento e práticas em gestão por processos.
Coordenador de Desenvolvimento das Práticas de Gestão (Projetos, Processos e Planejamento Estratégico) – UNIMED BH
1 – BPM Gerenciamento de Processos de Negócio
2 – Do Planejamento Estratégico a Execução dos Processos
3 – Análise de Processos
4 – Transformação, Desenho e Implementação de Processos
5 – Gestão da Rotina e Papéis para Gerenciamento dos Processos
O curso buscar desenvolver no participante uma visão sistêmica e ampla do processo de negociação e sua aplicação tendo os seguintes objetivos:
• Apresentar os aspectos relevantes, diferenciais e críticos do processo de negociação em suas diversas modalidades;
• Proporcionar uma estrutura conceitual que permita solucionar qualquer tipo de negociação, seja ela simples ou complexa, básica ou avançada;
• Otimizar a estrutura e preparação do processo de negociação;
• Obter acordos que contemplem os objetivos desejados, considerando-se as variáveis: informação, tempo e poder;
• Discutir aspectos comportamentais que vão além dos procedimentos elementares normalmente seguidos pelos negociadores, aprimorando a competência negocial dos participantes;
• Apresentar táticas, técnicas e estratégias que levam o ser humano a tomar decisão
• Desenvolver alternativas contingenciais para superar adversidades e evitar concessões desnecessárias;
• Promover um melhor aproveitamento das oportunidades e da sinergia Conhecer e aplicar o Processo de Negociação segundo escolas de referência com Harvard e Warton.
Professor dos cursos de Pós-graduação do Ibmec.
O expressivo crescimento do mercado de capitais brasileiro nos anos recentes – materializado no grande número de processos de abertura de capital – vem demandando do profissional que atua nas organizações um conhecimento adequado acerca das formas pelas quais o valor é determinado e como as ações estratégicas e gerenciais da administração podem afetar este valor. Neste contexto, o curso tem por objetivo apresentar os principais conceitos e ferramentas relacionados com a avaliação de ativos (Valuation), visando fornecer ao participante elementos para o entendimento dos estudos e trabalhos sobre o valor das empresas.
Os cursos de extensão do Ibmec são programas acadêmicos de curta duração que apresentam sólido conteúdo sobre os mais diversos setores do mercado, contribuem para a expansão do conhecimento, oportunizam a expansão do networking e o contato com novas oportunidades para a carreira. Com agilidade e flexibilidade, os profissionais recebem atualização constante e focada de conhecimentos específicos exigidos pelo mercado.
COORDENAÇÃO:
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/MG
Professor dos cursos de Administração e Economia.
Módulos |
1. Introdução |
O desenvolvimento do mercado de capitais brasileiro |
Abertura de capital (IPO) |
Por que abrir o capital? Quais são as implicações para a organização decorrentes de um processo de abertura de capital? |
Governança corporativa |
2. Conceitos básicos |
Fatores fundamentais do valor das empresas |
Ativos tangíveis e intangíveis |
Atividades de investimento e financiamento |
Custo de capital |
Custo do capital próprio e de terceiros |
Fluxo de caixa |
Horizonte de tempo e perpetuidade |
Preço justo |
3. Métodos para a avaliação do valor da empresa |
Fluxo de caixa descontado (FCD) |
Avaliação relativa e a utilização de múltiplos |
Métodos contingenciais |
4. Métodos baseados no fluxo de caixa descontado (FCD) |
Características básicas |
Principais etapas |
Determinação do fluxo de caixa |
A importância do cálculo da taxa de desconto |
A escolha do horizonte de tempo de avaliação |
Cálculo do valor da empresa |
5. Métodos de avaliação relativa |
Características básicas |
Principais etapas |
A escolha dos indicadores mais relevantes |
Identificação de bases de comparação válidas |
Cálculo do valor da empresa |
6. Métodos contingenciais |
Características básicas |
Principais etapas |
Árvores de decisão |
A utilização de opções na avaliação de empresas |
Observações sobre a aplicabilidade e principais limitações e distribuição e gestão de riscos |
Advogados e executivos negociam diariamente no âmbito de suas funções, estejam elas relacionadas a disputas ou negócios. A lucidez sobre o processo de negociação e a compreensão dos fatores analíticos e humanos que podem levar a melhores ou piores resultados são fundamentais para o sucesso de profissionais em seus desafios diários.
O presente curso é fundado na sólida teoria da negociação e resolução de disputas de Harvard e tem por objetivo aprimorar a performance dos participantes em negociações empresariais, proporcionando a reflexão sobre o processo, estratégias e técnicas de negociação, bem como ferramentas para seu contínuo aperfeiçoamento.
PÚBLICO ALVO: Advogados, executivos e outros profissionais que buscam aprimorar suas habilidades em negociações empresariais na sua área de atuação.
OBJETIVO: Espera-se, ao fim do curso, que o participante tenha ampliado seu repertório de técnicas e desenvolvido as habilidades necessárias para atuação estratégica como negociador, tais como: (i) raciocínio analítico; (ii) visão pragmática; (iii) criatividade; (iv) criação de valor; (v) visão inter-disciplinar; (vi) auto-percepção e capacidade de compreender situações sob diferentes perspectivas; (vii) comunicação eficiente; (viii) assertividade; (ix) empatia; (x) lidar com situações difíceis; (xi) gerenciar as tensões de um conflito; (xii) identificar e lidar com conflitos de agência.
COORDENAÇÃO:
Coordenador da pós-graduação dos cursos de Direito do Ibmec São Paulo; Doutor e Mestre em Direito Processual Civil pela USP. É secretário da Presidência do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Processual) e Fundador do CEAPRO (Centro de Estudos Avançados de Processo). É também membro do CBAR (Comitê Brasileiro de Arbitragem), do IIDP (Instituto Iberoamericano de Direito Processual e do IASP (Instituto dos Advogados de São Paulo). Atua ainda como Advogado e Árbitro.
PROFESSOR:
Negociador e mediador em disputas empresariais. É formado pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV Direito SP) (2009), Mestre em Direito pela Columbia University, na cidade de Nova York, com menção de honra Harlan Fiske Stone Scholar.
Negociador e mediador em disputas empresariais. É formado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) (2011), com especialização em direito tributário, em estudos diplomáticos e é mestre em Direito com mérito pela University College London (UCL) (2015), com distinção na dissertação, posteriormente publicada no Pepperdine Dispute Resolution Law Journal, assim como possui uma gama ampla de publicações nacionais e internacionais.
Negociadora e mediadora em disputas empresariais. Andrea é bacharel em Direito pela Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas – FGV Direito SP (2011) e com especialização em empreendedorismo e marketing pela Universidade de Berkeley. Andrea é LLM Candidate na Pepperdine University e atua como Supervisora Executiva do Programa de Indenização Mediada, responsável por indenizar milhares de impactados pelo rompimento da barragem de Fundão, em Mariana.
METODOLOGIA: As aulas são expositivas e os participantes realizarão uma série de simulações de casos clássicos de Harvard, em um ambiente controlado, para o teste de estratégias e habilidades, seguidos de sessões de análise e feedback. Dessa maneira, serão utilizados: Role-playing; Problem-based learning (PBL); Debate; e Leitura Crítica, além das Aulas Expositivas.
SISTEMA DE AVALIAÇÃO: Participação nos debates em sala de aula; Análise e feedback do Role-Playing; e Exercícios práticos.
Aprender Employer Branding na prática. Conhecer e aprofundar os conceitos de marketing que determinam as experiências e escolhas dos candidatos e colaboradores. Como criar a reputação da marca, desde a criação do Employee Value Proposition (EVP) e diagnóstico até as estratégias de ativação da marca empregadora para o público externo (candidatos) e interno (colaboradores), acompanhado de métricas (KPIs) e ROI. A expectativa de quem participará deste curso é colocar a mão na massa, usando exemplos reais e fazendo com que teoria/conceito e prática se misturarem a cada aula.
PÚBLICO ALVO: Profissionais de recursos humanos, comunicação, marketing, branding e áreas correlatas que tenham conhecimento básico ou intermediário de Employer Branding e curiosos sobre o assunto. A expectativa é de que os participantes deste curso se tornem profissionais capazes de construir grandes projetos, colocando a mão na massa e atingindo grandes resultados.
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/SP
Formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e com MBA em Gestão Empresarial pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Fez carreira internacional trabalhando em agências de publicidade australianas; voltando ao Brasil atuou na Trabalhando.com no início das operações como diretor comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação alguns anos depois, onde ficou por 3 anos. Liderou ainda a área de novos negócios e mercados na Catho. Co-fundador do Employer Branding Brasil (www.employerbranding.com.br), o maior ecossistema de canais sobre Employer Branding do País, uma iniciativa de pessoas apaixonadas por promover a cultura e as práticas de gestão de organizações que são consideradas as melhores empresas para se trabalhar. Atualmente é Diretor Geral para a América Latina da TMP Worldwide, maior agência do mundo focada em EVP e Employer Branding.
Formada em Desenho Industrial e Pós Graduada em Marketing pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Foi há mais de 10 anos, em empresas como Michael Page e IBM, que uniu sua paixão pelo Marketing com a área de Recursos Humanos, sendo uma das primeiras profissionais a atuar efetivamente com Employer Branding no Brasil. Criadora da hashtag #NãoSejaEssaEmpresa, veiculada nas principais redes sociais para apontar atitudes e comportamentos de empresa que não são condizentes com as boas práticas de Employer Branding, Candidate Experience e Employee Experience e que podem (e devem) ser melhorados. Possui certificação internacional em Employer Branding pela Employer Branding Academy. Co-fundadora do Employer Branding Brasil (www.employerbranding.com.br), o maior ecossistema de canais sobre Employer Branding do País, uma iniciativa de pessoas apaixonadas por promover a cultura e as práticas de gestão de organizações que são consideradas as melhores empresas para se trabalhar. Atualmente é gerente de Employer Branding do UnitedHealth Group.
Módulo 1 – Employer Branding: uma visão geral
• Networking estratégico entre os participantes
• Cenário do Employer Branding no Brasil e no mundo
• Convencimento da liderança
Módulo 2 – EVP – Employer Value Proposition e Experiência do Candidato: conceito e aplicação na prática
• Conceito EVP
• Metodologia de aplicação / ativação
• Referências – Cases de sucesso
• Impacto da boa experiência do candidato na sua organização
• Análise da experiência do candidato de ponta a ponta
Módulo 3 – Employer Branding na experiência do colaborador (Employee Experience)
• Conceito
• Impacto da boa experiência do colaborador na sua organização
• Análise da experiência do colaborador de ponta a ponta
• Experiência prática
Módulo 4 – Como montar seu plano de ação de marca empregadora e Indicadores de performance: como medir os resultados da estratégia de Employer Branding
• Como montar sua estratégia de EB
• Guia prático de avaliação da marca empregadora
• KPIs e métricas mais utilizados
• Ferramentas
• Plataformas
• Experiência prática
Por meio de uma parceria entre PageGroup & Ibmec, o curso Recrutamento & Aquisição de Talentos é destinado, principalmente, aos profissionais em busca de conhecimento e aprimoramento de habilidades para compreender os principais pilares e particularidades da atração e recrutamento de talentos, assim como employer branding, o onboarding e a permanência destes talentos nas organizações, de forma inovadora e embasada em dados, experiência do corpo docente e evidências.
Público Alvo: Este programa é destinado para líderes e futuros líderes de recursos humanos, talent aquisition e profissionais que desejam impulsionar seus conhecimentos na área, conhecendo as tendências do mercado, melhorando a qualidade do candidato, a velocidade de contratação e a satisfação de seus stakeholders.
Por que você deve participar? Os profissionais de aquisição de talentos precisam de um novo conjunto de competências para atender às atuais necessidades de talentos das organizações e fornecer a visão do que será necessário para o futuro. Processos bem estruturados, comunicação e construção de relacionamento com líderes de negócios, gerentes de contratação e candidatos internos e externos formam a base da abordagem do estrategista.
O aumento das tecnologias sociais e de consumo mudou as expectativas dos candidatos. Eles têm as mesmas expectativas que seus clientes – experiências personalizadas, mensagens relevantes, transparência nos processos e honestidade. Uma estratégia de employer branding assertiva, impulsionadas por dados e análises relevantes, ajudarão você a atrair os melhores candidatos e fazer as melhores contratações.
Esse curso irá apresentar estudos de caso atualizados, novas tendências e as mais recentes inovações na estratégia de aquisição de talentos com aulas práticas baseadas em experiências reais.
Principais Pontos de Aprendizagem:
•Compreender o importante papel da aquisição de talentos no ambiente de negócios;
•Conhecer as práticas de ponta relacionadas à aquisição de talentos;
•Entender os comportamentos dos candidatos e como o EVP e a marca empregador desempenha um papel na atração das pessoas certas;
•Aplicar conceitos, processos e técnicas essenciais de RH às iniciativas de aquisição de talentos das organizações.
PROFESSOR:
Ricardo Basaglia é Mestre em Administração de Empresas pela FGV/EAESP com extensão pela Universidade de Yale em Behavioral Science of Management. Iniciou a carreira na área de tecnologia, atuou em projetos de transformação digital em grandes corporações, mas descobriu que sua grande paixão estava em transformar a vida das pessoas. Ingressou na Michael Page em 2007, responsável pelo startup de negócios e escritórios no país. Hoje como Diretor Geral, lidera as operações da Michael Page e Page Personnel no Brasil.
Todos os dias nos deparamos com escândalos de corrupção nas páginas de nossos jornais. Desde agentes públicos até empresários, é quase certo encontrarmos com nova notícia de nova pessoa sendo alvo de investigação. Recentemente, no entanto, tornou-se claro que algumas organizações incorporaram as práticas imorais à própria estrutura de governança, com setores e funcionários destinados inteiramente à corrupção. O clamor por comportamentos mais éticos nas nossas relações públicas, seja por parte de pessoas físicas ou de pessoas jurídicas, tornou-se uma constante. Por outro lado, o “jeitinho brasileiro” é invocado todos os dias como o diagnóstico para todos os males, desde as pequenas trapaças até os mais altos casos de corrupção política. Afinal, se parece haver consenso sobre a necessidade um agir mais ético, mais justo, por que isso parece ser tão difícil? Ignorando qualquer maniqueísmo, o presente curso propõe uma discussão sobre os fundamentos da ética e do raciocínio específico que justifica o agir justo. O foco da disciplina será a ação das organizações privadas. Pretende-se, por meio de questões e casos controversos, apontar direções e esclarecimentos para temas difíceis do mundo contemporâneo, que atormentam não apenas gestores, mas cidadãos e governantes.
OBJETIVOS GERAIS:
O curso tem por objetivo mais amplo capacitar profissionais a reconhecer e lidar com questões moralmente controversas no ambiente corporativo. Por meio da elucidação de correntes filosóficas que justificam as ações morais e da compreensão dos limites psicológicos da tomada de decisão racional, pretende-se dar ferramentas para os agentes e cidadãos avaliarem o comportamento mercadológico e se tornarem melhores gestores, empregados e consumidores.
O que é ética? |
Os valores universais e a cultura local |
Teorias éticas: Utilitarismo, deontologia e ética das virtudes |
Comportamento ético e situacionismo |
A psicologia da tomada de decisões |
Compliance, responsabilidade social e governança corporativa |
Os limites morais do mercado |
Cultura corporativa ética |
Curso de Excel básico para gestores com foco nas ferramentas mais usuais do EXCEL, capacitando o aluno a realizar rotinas de gestão na planilha eletrônica mais usada no mundo. O curso abordará de forma prática e objetivo os conceitos elementares de uma planilha eletrônica, modelos de formação, fórmulas simples e estruturas de aplicação de gráficos e suas interações.
PÚBLICO ALVO: Alunos e profissionais com interesse em conhecer a ferramenta de planilha eletrônica da Microsoft (EXCEL). O curso apresentará de forma clara e objetiva as ferramentas mais usuárias da planilha eletrônica mais utilizada no mundo.
1. Conceitos Básicos
2. Formatações
3. Formulas simples
4. Procura e Pesquisa em planilha
5. Gráficos estruturados
6. Interações gráficas
Uma das formas de garantir a perpetuidade da empresa está vinculada a capacidade de gerar caixa, mesmo em momentos adversos da economia. Desta forma, compreender como a empresa pode gerar caixa, por meio de políticas e estratégias que garantam a qualidade e a sua perenidade do dinheiro é essencial. As políticas e estratégias de gestão financeira de curto prazo apresentam maior qualidade e eficácia quando criadas e trabalhadas por profissionais que entendam de administração de capital de giro e suas influencias nas diversas áreas da empresa. Assim, o curso de Gestão Operacional de Caixa se apresenta como uma oportunidade para os profissionais aprenderem e aprofundarem seus conhecimentos sobre a gestão financeira de curto prazo utilizando técnicas matemáticas e estratégicas de gestão, com o objetivo de maximizar os resultados de caixa em cenários de bonança e incerteza.
O MBA em Gestão de Projetos do Ibmec utiliza como referência o Guia PMBok (PMI – Project Management Institute) permitindo ao participante um aprofundamento na sua formação e conhecimentos na área específica. Abordando aspectos da elaboração e da gestão de projetos privados e públicos, o programa permite a aplicação de técnicas e ferramentas, dando especial ênfase ao planejamento e controle de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional.
Pró-Reitora
E-mail: maria.frastrone@ibmec.edu.br
E-mail: marcello.leal@ibmec.edu.br
MÓDULOS | |||
TOMADA DE DECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS | RESULTADOS E HABILIDADES EM GESTÃO DE PROJETOS | METODOLOGIAS AGEIS |
---|---|---|---|
DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Fundamentos da Gestão de Projetos (30h) | Análise de Viabilidade de Projetos (30h) | Design Thinking (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Planejamento de Projetos (30h) | Habilidades Gerenciais em Projetos (30h) | Scrum (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Execução e Monitoramento de Projetos (30h) | Produtividade em Projetos (30h) | Lean (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Oferecer os conhecimentos relativos às técnicas e ferramentas aplicadas aos processos de gerenciamento de projetos. | Possibilitar a análise de viabilidade de projetos, bem como trabalhar o desenvolvimento de habilidades de gestão, fundamentais para a produtividade e eficácia dos projetos. | Oferecer uma visão ampla e atual da gestão de projetos, na perspectiva da aplicação dos métodos ágeis e de novos e inovadores modelos d |
O MBA em Gestão de Projetos utiliza como referência o Guia PMBok (PMI – Project Management Institute) permitindo ao participante um aprofundamento na sua formação e conhecimentos na área específica. Abordando aspectos da elaboração e da gestão de projetos privados e públicos, o programa permite a aplicação de técnicas e ferramentas, dando especial ênfase ao planejamento e controle de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional.
* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
Módulos/disciplinas | Carga Horária |
Módulo: Análise Estratégica | |
Estratégia Empresarial | 30 |
Gerenciamento de Escopo | 30 |
Gestão de Riscos | 30 |
Módulo: Métricas e Operações | |
Gerenciamento de Tempo e Custo | 30 |
Gestão Financeira | 30 |
Gestão de Operações | 30 |
Módulo: Habilidades Interpessoais | |
Gestão de Recursos Humanos em Projetos | 30 |
Gerenciamento da Comunicação e Partes Interessadas | 30 |
Negociação e Gerenciamento de Conflitos | 30 |
Módulo: Qualidade e Maturidade em Projetos | |
Gerenciamento da Qualidade e Aquisições | 30 |
Gerenciamento de Integração em Projetos | 30 |
PMO, Portfólio e Maturidade | 30 |
Estudos Aplicados | 60 |
Trabalho de Conclusão de Curso | 30 |
O MBA em Gestão de Projetos utiliza como referência o Guia PMBok (PMI – Project Management Institute) permitindo ao participante um aprofundamento na sua formação e conhecimentos na área específica. Abordando aspectos da elaboração e da gestão de projetos privados e públicos, o programa permite a aplicação de técnicas e ferramentas, dando especial ênfase ao planejamento e controle de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional.
* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
MÓDULOS | |||
TOMADA DE DECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS | RESULTADOS E HABILIDADES EM GESTÃO DE PROJETOS | METODOLOGIAS AGEIS |
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DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Fundamentos da Gestão de Projetos (30h) | Análise de Viabilidade de Projetos (30h) | Design Thinking (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Planejamento de Projetos (30h) | Habilidades Gerenciais em Projetos (30h) | Scrum (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Execução e Monitoramento de Projetos (30h) | Produtividade em Projetos (30h) | Lean (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Oferecer os conhecimentos relativos às técnicas e ferramentas aplicadas aos processos de gerenciamento de projetos. | Possibilitar a análise de viabilidade de projetos, bem como trabalhar o desenvolvimento de habilidades de gestão, fundamentais para a produtividade e eficácia dos projetos. | Oferecer uma visão ampla e atual da gestão de projetos, na perspectiva da aplicação dos métodos ágeis e de novos e inovadores modelos de negócio. |
O MBA em Gestão de Projetos tem por finalidade abordar os principais e atuais aspectos da elaboração e da gestão de projetos, privados e públicos, a partir da aplicação de Metodologias Ágeis e da utilização do Guia PMBok (PMI – Project Management Institute), possibilitando o planejamento, a execução e o monitoramento de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional.
* O professor autor é o responsável por criar todo o conteúdo do curso, como apostila e videoulas. O curso poderá ser ministrado por outros professores que sejam da mesma área de conhecimento.
MÓDULOS | |||
TOMADA DE DECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS | RESULTADOS E HABILIDADES EM GESTÃO DE PROJETOS | METODOLOGIAS AGEIS |
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DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Fundamentos da Gestão de Projetos (30h) | Análise de Viabilidade de Projetos (30h) | Design Thinking (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Planejamento de Projetos (30h) | Habilidades Gerenciais em Projetos (30h) | Scrum (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Execução e Monitoramento de Projetos (30h) | Produtividade em Projetos (30h) | Lean (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Oferecer os conhecimentos relativos às técnicas e ferramentas aplicadas aos processos de gerenciamento de projetos. | Possibilitar a análise de viabilidade de projetos, bem como trabalhar o desenvolvimento de habilidades de gestão, fundamentais para a produtividade e eficácia dos projetos. | Oferecer uma visão ampla e atual da gestão de projetos, na perspectiva da aplicação dos métodos ágeis e de novos e inovadores modelos de negócio. |
O MBA em Gestão de Projetos tem por finalidade abordar os principais e atuais aspectos da elaboração e da gestão de projetos, privados e públicos, a partir da aplicação de Metodologias Ágeis e da utilização do Guia PMBok (PMI – Project Management Institute), possibilitando o planejamento, a execução e o monitoramento de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional.
MÓDULOS | |||
TOMADA DE DECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS | RESULTADOS E HABILIDADES EM GESTÃO DE PROJETOS | METODOLOGIAS AGEIS |
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DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Fundamentos da Gestão de Projetos (30h) | Análise de Viabilidade de Projetos (30h) | Design Thinking (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Planejamento de Projetos (30h) | Habilidades Gerenciais em Projetos (30h) | Scrum (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Execução e Monitoramento de Projetos (30h) | Produtividade em Projetos (30h) | Lean (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Oferecer os conhecimentos relativos às técnicas e ferramentas aplicadas aos processos de gerenciamento de projetos. | Possibilitar a análise de viabilidade de projetos, bem como trabalhar o desenvolvimento de habilidades de gestão, fundamentais para a produtividade e eficácia dos projetos. | Oferecer uma visão ampla e atual da gestão de projetos, na perspectiva da aplicação dos métodos ágeis e de novos e inovadores modelos de negócio. |
O MBA em Gestão de Projetos tem por finalidade abordar os principais e atuais aspectos da elaboração e da gestão de projetos, privados e públicos, a partir da aplicação de Metodologias Ágeis e da utilização do Guia PMBok (PMI – Project Management Institute), possibilitando o planejamento, a execução e o monitoramento de projetos como instrumentos fundamentais para o desdobramento da estratégia organizacional.
MÓDULOS | |||
TOMADA DE DECISÃO E NOVAS TECNOLOGIAS | PROCESSOS DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS | RESULTADOS E HABILIDADES EM GESTÃO DE PROJETOS | METODOLOGIAS AGEIS |
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DISCIPLINAS | |||
Tecnologia da Inovação (30h) | Fundamentos da Gestão de Projetos (30h) | Análise de Viabilidade de Projetos (30h) | Design Thinking (30h) |
Modelagem e Big Data (30h) | Planejamento de Projetos (30h) | Habilidades Gerenciais em Projetos (30h) | Scrum (30h) |
Estratégia e Modelos de Negócios (30h) | Execução e Monitoramento de Projetos (30h) | Produtividade em Projetos (30h) | Lean (30h) |
COMPETÊNCIAS | |||
Identificar e experienciar as principais tecnologias disponíveis, levando em consideração questões éticas, regulatórias e socioambientais para as decisões atuais. | Oferecer os conhecimentos relativos às técnicas e ferramentas aplicadas aos processos de gerenciamento de projetos. | Possibilitar a análise de viabilidade de projetos, bem como trabalhar o desenvolvimento de habilidades de gestão, fundamentais para a produtividade e eficácia dos projetos. | Oferecer uma visão ampla e atual da gestão de projetos, na perspectiva da aplicação dos métodos ágeis e de novos e inovadores modelos de negócio. |
O Planejamento Sucessório visa à proteção e a continuidade do patrimônio da família. O curso trabalhará conceitos, voltados ao Direito, de como partilhá-lo em vida, evitando-se assim, dilapidação patrimonial futura, bem como diversos conflitos pessoais entre os herdeiros.
O curso possibilitará melhores soluções através do uso das principais técnicas e instrumentos para o planejamento sucessório.
PÚBLICO ALVO:
Esse curso é voltado para alunos e profissionais do Direito que buscam maior conhecimento na área de Planejamento Sucessório.
Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e Professor do Curso de Graduação do IBMEC RIO
Este curso desenvolve a habilidade de avaliar empresas de forma autônoma, a partir da análise de demonstrativos financeiros e informações publicamente disponíveis sobre a economia, segmento de atuação e estratégia da empresa avaliada. Ele irá conhecer os principais métodos de avaliação, modelos para estimativa do custo de capital e o roteiro para levantamento de informações para análise. Todo esse processo será materializado com a aplicação de estudos de casos e exercícios e a elaboração de uma avaliação de uma empresa real cotada em bolsa de valores.
O que é Valuation e visão geral dos métodos de avaliação: fluxo de caixa descontado, avaliação relativa (múltiplos) e avaliação por direitos contingentes (opções reais). Mitos sobre avaliação. Diversos usos da avaliação. |
Relação risco e retorno. O que é risco em finanças. Como mensurar o risco. Efeitos da diversificação no risco dos ativos. Risco específico (idiossincrático). Risco de mercado (sistémico ou sistemático). |
Capital Asset Pricing Model (CAPM) e a estimativa do custo de capital próprio. Ativos livres de risco. Prêmio de risco de mercado. Risco país e prêmio pelo risco país. Beta alavancado e desalavancado. |
Modelos de risco de inadimplência e o custo das dívidas. Classificações de risco de inadimplência. Índice de cobertura de juros e relação dívida liquida – EBITDA. Classificações de rating local e rating global |
Estimativa do custo médio ponderado de capital (WACC). Determinação dos pesos das dívidas e do capital próprio. Efeitos da alavancagem financeira nos diversos custos de capital. Determinação de taxas em termos reais e nominais |
O método do fluxo de caixa descontado. Modelo do fluxo de caixa do acionista e fluxo de caixa da firma. Conceitos de Firm Value, Equity Value e Enterprise Value. Definição do prazo de avaliação e perpetuidades. |
Roteiro para avaliação. Entendimento do negócio. Análise dos demonstrativos financeiros. Análise do ambiente de negócios: situação macroeconômica, análise setorial e estratégia da empresa. Elaboração de premissas. Avaliação e comparação com mercado. |
Orientado aos profissionais de RH que buscam aprofundar o seu entendimento sobre estratégia empresarial, compreendendo o seu papel desde a fase de planejamento até a fase de execução.
O curso aborda conceitos fundamentais para a realização do planejamento: criação de valor, identificação e interpretação de indicadores operacionais e financeiros, monitoramento de performance, compreensão dos modelos de negócio e suas implicações no planejamento, desdobramento da estratégia em metas. Os conceitos financeiros serão apresentados de maneira objetiva e com linguagem voltada aos profissionais que não trabalham diretamente com finanças. O curso desenvolverá o “aprender a pensar em negócio” de forma dinâmica, por meio metodologias ativas de ensino (vivências, debates sobre situações reais e discussões em grupo).
Coordenador Geral dos cursos de Pós-graduação e extensão do Ibmec/SP
Por mais de 20 anos, foi executivo com foco em Finanças e RH em empresas como Unilever, Natura, General Motors. Há mais de 5 anos liderando consultoria voltada para empresasa nacionais, familiares e start-ups. Coach pelo instituto Eco-Social e em processo de certificação pelo CoActive Coach Institute (USA).
Atuou como executivo sênior com foco em finanças e estratégia em empresas como Unilever, Cinemark, Suzano e Ingredion. Atualmente é consultor com foco em estratégia e gestão de performance. Formado em Administração pela FGV e MBA pela Thunderbird-EUA.
Atuou como Executivo sênior da área de Tecnologia da Informação em algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo (Intel, Qualcomm, IBM joint venture). Atualmente é consultor apoiando empresas no processo de transformação digital. Com MBA pela American School of International Management (Thunderbird- USA) e Pós-Graduação em Marketing (ESPM) e Análise de Sistemas – Universidade Mackenzie
O Ibmec em parceria com a Beauty Fair, maior plataforma de negócios dedicada ao mercado de beleza das Américas, oferecem de forma inédia um programa de ensino em gestão de negócios da beleza.
O mercado de beleza brasileiro possui características únicas e apresenta um cenário complexo de gestão, que exige profissionais preparados para enfrentar os mais diversos desafios como a alta informalidade, tributação, questão empregatícia e remuneração. Ao mesmo tempo, é um mercado altamente empreendedor e democrático, que já abriga mais de um milhão de estabelecimentos pelo Brasil.
Por meio de oito módulos e um corpo docente formado por especialistas que conhecem na prática o dia a dia dos salões, clínicas e espaços de beleza, o programa busca formar mais do que gestores, mais sim, profissionais protagonistas e de visão empreendedora, capazes de transformar suas realidades com propósito sólidos e atitudes sustentáveis.
Gerente Educacional e Relações Institucionais da Beauty Fair. Doutora em Avaliação Psicológica no Trabalho pela USF em parceria com Cambridge para o desenvolvimento do tema: A relação entre Personalidade, Likes do Facebook e preferências por marcas. Mestre em Comunicações pela ECA-USP, Artista Plástica pela Unesp e publicitária pelo Mackenzie; é autora do livro: “Das Amélias às mulheres multifuncionais” , ed. Summus. Docente universitária desde 2001, atuou em diversas áreas em outras instituições de Ensino Superior, sendo responsável pelas parcerias institucionais e internacionais das IES, além da gestão, desenvolvimento e coordenação dos cursos da pós-graduação, graduação, cursos livres e técnicos, das área de Marketing, Comunicação Empresarial, Arte e Cultura e Audiovisual. Atuou por 4 anos na Unilever- LATAM com projetos globais de endorsement, Inovação e Marketing para a América Latina.
Coordenadora acadêmica de soluções corporativas do Ibmec. Especialista em Gestão Pública pela Universidade Tecnológica do Paraná, graduada em Administração de Empresas com ênfase em Recursos Humanos pela Faculdade Oswaldo Cruz.
Possui sólida experiência em soluções corporativas, customização e acompanhamento de programas. Atuou em várias áreas em outras Instituições de Ensino Superior, desenvolvendo atividades de gerenciamento e entrega dos programas de Educação Executiva, responsável pela coordenação do engajamento dos alunos da Pós-Graduação e promoção de eventos com foco em prospecção, engajamento de docentes e discentes e divulgação da marca. Atuou por mais de cinco anos no Banco Santander atendendo a clientes internos e grandes corporações na área de sustentabilidade.
Módulo 1 – Gestão Estratégica e Empreendedorismo
Módulo 2 – Direito
Modulo 3 – Gestão Comercial
Módulo 4 – Gestão Financeira
Módulo 5 – Gestão de Pessoas
Módulo 6 – Gestão de Processos
Módulo 7 – Marketing
Módulo 8 – Inovação e Tecnologia
A capacidade de inovar tornou-se uma habilidade crítica para empresas e profissionais que precisam se destacar em ambientes cada vez mais competitivos. Nesse cenário, o programa INOVANDO PARA VENCER fornece poderosas e comprovadas ferramentas para se tornar um estrategista inovador e descobrir oportunidades disruptivas que estão acessíveis para todos – você apenas não consegue enxergar ainda.
Empreendedor, mentor, professor e pesquisador com experiência em abordagens de inovação, futuro dos negócios e tecnologias emergentes. Atua no mercado inovação digital há 22 anos, sendo um dos pioneiros no Brasil. Está entre os principais especialistas em transformação digital do país. Suas palestras e cursos já foram vistos por milhares de pessoas no Brasil e no exterior. Foi Head de Inovação e Evangelizador Chefe da MSL Brasil (braço de comunicação estratégica do Publicis Groupe), Diretor de Estratégia Digital na FSB Comunicação e Head de Jogos Digitais do Internet Group. Também ocupou cargos executivos em empresas das áreas financeira, telecomunicações e internet.
. Design Thinking e a inovação centrada no ser humano;
. Empatia, colaboração e experimentação;
. Fundamentos de inovação e criatividade;
. Dinâmica do processo de inovação;
. Mudando o modelo mental – Pensamento divergente e convergente;
. Ciclo de Inovação: explorar, sintetizar, criar e experimentar;
. Métodos e técnicas de geração de ideias;
. Criatividade orientada a resolução de problemas organizacionais;
. Cultura da experimentação e o ciclo testar/falhar/aprender;
. Inovação, criatividade e motivação no trabalho;
. Métodos para prototipação de ideias inovadoras.
Fundamentos da LGPD & Práticas de sua implantação à luz da ISO 27.701
A promulgação da Lei Geral de Proteção de Proteção de Dados (LGPD) trouxe para o Brasil as exigências legais que o mundo econômico estabeleceu no âmbito do tratamento de dados pessoais em um mundo de cada vez mais crescente diversidade em transações eletrônicas e interatividade promovida pela uso da internet.
A LGPD alcança organizações privadas e públicas, com algumas exceções, tendo como principal objetivo a proteção dos direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural amparados pela proteção dos dados pessoais.
Adequação da organização à LGPD é tranversal, multidisciplinar e envolve todas as áreas da organziação que diretamente e/ou indiretamente tratam os dados pessoais, tendo como primeiro passo a capacitação para geração de massa crítica com difusão do conhecimento e o fomento das discussões acerca do tema.
O curso de Fundamentos da LGPD & práticas de sua implantação à luz da ISO 27.701 tem por objetivo propor aos participantes uma visão geral relacionada aos aspectos essenciais da Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e de práticas da Gestão da Privacidade da Informação, em especial, no âmbito do Poder Público, por meio de uma abordagem expositiva e didática dos temas.
DIFERENCIAIS DESTE CURSO:
. Instrutores certificados DPO – Data Protection Officer.
. Cursos preparatórios para certificações.
. Material em PDF enviado para o e-mail do aluno.
. Instrutor credenciados EXIN.
. Disponibilização de simulado oficial.
PÚBLICO ALVO :
Todos os profissionais que precisam ter uma compreensão da proteção de dados e dos requisitos legais, conforme definido no GDPR. Tratando-se de funções específicas podem se interessar:
. DPO (Diretor de Proteção de Dados),
. Privacy Officer (Diretor de Privacidade),
. Legal Officer / Compliance Officer (Diretor Jurídico / Diretor de Conformidade),
. Security Officer (Diretor de Segurança),
. Business Continuity Manager (Gerente de Continuidade de Negócios).
Gerente Geral do Ibmec DF e Coordenadora de Pós-Graduação dos Cursos de Negócios do Ibmec/ DF. Doutoranda em Administração pelo Mackenzie, Mestre em Ciências Contábeis pela FECAP/SP. MBA de Contabilidade, Auditoria e Legislação Tributária pela Fundace/SP e Bacharel em Administração pela Universidade do Sagrado Coração – USC /SP. Experiência em mais de 15 anos, atuando como professora de Pós-Graduação, orientadora do projeto de conclusão de especialização e Consultora Financeira do PROAD do IEP do Hospital Sírio Libanês. Autora de material didático para e-learning e artigos publicados no Brasil e no exterior. Tem experiência corporativa, com atuação na área financeira em uma editora de porte internacional, atuando na Controladoria fazendo Reports e implementação de ERP.
PROFESSOR:
Formado em Ciência da Computação pelo UniCEUB – Brasília, é hoje instrutor oficial da Carreira de DPO pela EXIN, membro do International Association of Privacy Professionals (IAPP.ORG), e Especialista em Regulatory Compliance pela University of Pennsylvania – EUA.
Possui CyberSecurity pelo MIT – Massachusetts Institute of Technology e diversas certificações internacionais tais como: EC-COUNCIL (Ethical Hacker), Oracle (OCP DBA), Microsoft (MCP), ISO 27.001 & 27002 (EXIN), dentre outras.
Como DPO (Data Protection Officer) e Gerente de Governante da Dados, atua como assessor e consultor de implantação da LGPD/GDPR & Governança de Dados.
O curso tem por objetivo desenvolver competências do capital psicológico positivo (inovação, esperança, resiliência, otimismo e auto eficácia), favorecendo a expressão da liderança de forma mais significativa, relevante e produtiva, ao se expandir as fronteiras do pensamento e emoções para além de áreas de entropia comportamental negativa, favorecendo um melhor posicionamento profissional, gerencial, pessoal e social.
Formado em Psicologia (UEPB), com especialização em Gestão de Pessoas (USP) e Mestrado em Gestão Social e Trabalho (UnB).
Educador corporativo da UNIBB, do curso de Formação Pedagógica de Educadores, e leciona em Pós-Graduações no DF: IBMEC, UNIP e MPU, atuando em disciplinas do domínio temático de gestão de pessoas, liderança e comportamento organizacional.
Possui Certificação em Professional-Coaching (SLAC) e é membro da Associação Internacional de Psicologia Positiva.
Sua experiência profissional, na temática do curso, é de mais de 20 anos, atuando na área de capital humano, gestão de pessoas e governança no Banco do Brasil e na BB Tecnologia e Serviços. Proprietário da empresa de treinamentos, consultoria e psicologia positiva: Ânimo Desenvolvimento Humano, além de ser autor dos livros: Sobre a Vida e o Viver (Ed. Kiron); Apanhadores de Possibilidades nos Campos do Infinito (Ed. Kiron), e co-autor do Manual de Treinamento e Desenvolvimento, Gestão e Estratégia (Ed.Pearsons).
Teoria do Florescimento.
Capital Psicológico Positivo.
Sabotadores da inteligência Positiva.
Estratégias da Psicologia Positiva para o Desenvolvimento de Lideranças.
Pilares do bem-estar subjetivo.
Inventário das forças de caráter.
Neuroplasticidade e Processamento Neural Reptiliano.
Autodiagnósticos: Capital Psicológico Positivo, Sabotadores e Forças de Virtude.
As Dez Chaves da Expansão da Consciência Positiva e Felicidade.
Ao abordar a temática das Organizações 4.0 e novas competências gerenciais, o curso traz uma leitura do mundo do trabalho na modernidade, evidenciando as mudanças significativas trazidas pela chamada 4° Revolução Industrial, como, também, os desdobramentos, especialmente, nas competências requeridas e no modelo de gestão de pessoas.
A apropriação dessa visão pelo aluno, implica em identificar, na sua dinâmica e contexto de trabalho, como a velocidade, escalabilidade, inovação contínua e disrupção serão refletidas e impulsionadas por mudanças de comportamento social.
Para aqueles que desenvolvem a liderança de times, torna-se essencial a percepção e o desenvolvimento de competências distintivas para um contexto de disrupção e desempenho
O curso é voltado para profissionais da gestão de organizações, especialmente, no que tange o desenvolvimento de competências requeridas nos cenários desafiadores de mudanças e inovação, prementes na atualidade.
• Pós-Doutoranda em Ciência da Informação – pesquisa interdisciplinar sobre Sobrecarga Informacional (UFMG)
• Doutora em Ciência da Informação (UFMG) – pesquisa trata sobre o Trabalho mediado por Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) e os efeitos sobre o trabalhador
• Mestre em Administração, com ênfase em Organização, Gestão e Mudança – sua dissertação tratou sobre Cultura Organizacional
• Especialista em Administração da Produção e também em Gestão de Pessoas.
• Bacharel em Psicologia
• Possui experiência de 25 anos em Gestão de Pessoas, adquirida em grandes organizações como Arcelor Mittal, Fiat Automóveis, Unilever, dentre outras. Coach e consultora organizacional em processos de desenvolvimento humano e mudanças nas organizações.
1 – Organizações 4.0 – características e desdobramentos
2 – Desafios ambientais, organizacionais e individuais apresentados, especialmente, à gestão de pessoas
3 – Competências requeridas nas organizações 4.0
4 – Habilidades do líder 4.0
O avanço da tecnologia juntamente com o aumento das organizações no mundo digital, trouxeram um aumento significativo da quantidade de dados disponíveis. Em um mundo de tantas mudanças e incertezas, nunca foi tão importante tomar decisões baseadas em dados e informações. Desta forma as organizações precisam saber coletar, armazenar, tratar, analisar e disponibilizar dados e informações para uma rápida e certeira tomada de decisão em todos os níveis institucionais. Assim sendo, este curso visa profissionais que queriam se preparar para este novo cenário, onde a tomada de decisão baseada em informação é fundamental!
O objetivo do curso é preparar profissionais para que possam coletar, armazenar, tratar, analisar e disponibilizar dados para tomada de decisão.
Agilidade de Negócios, ou Business Agility, é um conceito que tem sido cada vez mais abordado no contexto organizacional. Todas as organizações estão inseridas, em maior ou menor grau, em uma transformação ágil. Desenvolver um comportamento organizacional ágil desafia a cultura, os processos e nos remete a uma profunda reflexão sobre a organização, vista como um sistema.
O curso de Agilidade Empresarial pretende discutir ferramentas e técnicas que auxiliem os participantes no desenvolvimento das habilidades necessárias para uma transformação organizacional e individual em meio a um ambiente pós pandemia. A adaptação, premissa da agilidade organizacional, que outrora seria um diferencial competitivo, nos dias atuais, torna-se uma questão vital para todas as organizações.
Nossos cursos de treinamento em agilidade comercial são projetados para se adaptar às necessidades de equipes e organizações ágeis e para ajudá-los a adotar mudanças em todos os níveis.
Público-alvo: o curso é destinado a gestores de empresas médias e grandes, comprometidos com a necessidade de mudanças em um mundo pós pandemia.
O curso aborda os principais conceitos e tendências contemporâneas de comportamento de consumo e discute como o Covid tende a impactar e alterar as relações humanas e de consumo.
O consumidor é o elemento chave para o sucesso de qualquer negócio. Entender a maneira como ele se relaciona no ambiente de consumo é chave para planejar ofertas mais atrativas e gerenciar melhor os relacionamentos entre empresa e consumidores. De maneira prática e atual, o curso discute ferramentas e abordagens que podem ser rapidamente incorporadas ao contexto empresarial.
Público-alvo: o curso é destinado a gestores e executivos de empresas, que tenham poder de decisão sobre plano de negócios, de produtos e serviços, e de marketing.